Portal Chamar Táxi

Ponto de Situação do Plano de Contingência da Gripe A nas Escolas

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Ponto de Situação do Plano de Contingência da Gripe A nas Escolas

O Ministério da Educação (ME) e alguns sindicatos de professores reuniram-se ontem, 3 de Setembro, para fazer o ponto de situação do plano de prevenção e contingência da gripe A nas escolas, anunciando as acções para que estas possam funcionar com normalidade. O encerramento das escolas é tido como “uma medida drástica que só deverá ser tomada em último recurso”.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={0277A712-F007-4D13-B5C3-50A9F6F71726}
Logo_Min_Educ_100x100.jpg
Com o novo ano lectivo a começar, os sindicatos foram informados das várias acções que o ME, em colaboração com o Ministério da Saúde, tem vindo a desenvolver para o normal funcionamento das escolas. Recorde-se que as Ministras da Educação e da Saúde anunciaram que todas as escolas públicas terão os planos de contingência prontos no início do ano lectivo, de modo a responder a situações relacionadas com a gripe A no espaço escolar.
Segundo um comunicado do ME, “logo no primeiro dia de aulas os alunos receberão informações sobre comportamentos e atitudes a desenvolver em situação de gripe A e os pais serão convocados para uma reunião geral onde conhecerão o plano de contingência da escola”. Serão ainda distribuídos cartazes e panfletos, com vista ao desenvolvimento de comportamentos adequados nas escolas para evitar a propagação do novo vírus da gripe.
As escolas vão dispor de uma sala de isolamento, onde as crianças que manifestem sintomas de gripe A aguardam e recebem apoio adequado até à chegada dos pais; de um coordenador para a saúde, que apoia os pais e os professores; e de duas linhas telefónicas - uma direccionada para ao ME e outra para o Ministério da Saúde - usadas exclusivamente pelos directores para estes suportarem as suas decisões junto de responsáveis da Saúde e da Educação.
O Ministério da Educação disponibilizou ainda uma verba de um milhão de euros e reforçou os orçamentos das escolas, entre 600 a 2.000 euros, para a compra dos materiais necessários (desinfectantes, gel alcoólico, lenços de papel), que possam garantir que “as escolas continuem a ser espaços protegidos e espaços de apoio aos alunos”.
Data: 04-09-2009
Fonte: Portal do Cidadão com ME