• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portimão é líder na região

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
O concelho de Portimão é o que regista maior número de desempregados em todo o Algarve, com 2606 inscritos no centro de emprego local, registando-se em Novembro um aumento de 16,9% (mais 377 pessoas) relativamente a igual período de 2007.

"O município apresenta uma concentração assinalável de grandes-superfícies e a política de de-senvolvimento encontrada traduziu-se em dificuldades para muitas micro e pequenas empresas, que estão a ter como consequência um aumento do desemprego", acusa Gilberto Sousa, presidente da ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve.

Um pouco por todo o Algarve "as empresas, sobretudo as de menor dimensão, estão a passar por um período de grandes dificuldades. A região vive do turismo e não se prevê um ano bom, pelo que os problemas existentes aumentarão, com encerramentos e reduções de quadros de pessoal."

Para a Câmara de Portimão, os números "são preocupantes e reflectem a sazonalidade do emprego no sector do turismo (embora Portimão lidere o desemprego durante praticamente todo o ano), havendo um número superior ao habitual de dispensas de trabalhadores em unidades hoteleiras."

O presidente da autarquia, Manuel da Luz, garante que a questão do trabalho sazonal "tem merecido uma atenta reflexão; e importa estruturar a nossa economia de forma a ficarmos menos dependentes de uma única actividade, o turismo".

Nesse sentido, o autarca portimonense manifesta a vontade de constituir um fórum para debater o assunto com os empresários locais, na procura "de uma maior diversidade e equilíbrio".

Noutro âmbito, o gabinete de crise entretanto constituído pelo município "vai permitir uma poupança às famílias do concelho, em 2009, num valor na ordem dos 7,5 milhões de euros". E haverá ainda uma outra ajuda, com subsídios às rendas de casa para as famílias mais carenciadas.

PORMENORES

ALBUFEIRA

Com 1890 inscritos no centro de emprego, Albufeira é o segundo concelho do Algarve mais afectado pelo problema, ainda assim a uma distância considerável de Portimão.

FARO

A capital surge no terceiro posto, com 1869 desempregados, antecedendo Loulé (1781 inscritos no centro de emprego) e Olhão (1576). Lagos foi o município com maior aumento percentual em Novembro (28,4%), seguido por Olhão (23,1%).

AUMENTO

Em Novembro, o desemprego no Algarve cresceu 35,8% (mais 3994 inscrições) relativamente ao mês anterior e 15,8% (mais 2063) relativamente a Novembro de 2007.

CENTROS

O Algarve possui cinco centros de emprego (Faro, Portimão, Lagos, Loulé e Vila Real de Santo António) e o de Portimão é o que regista maior número de desempregados (4850).




Armando Alves
 
Topo