Portal Chamar Táxi

Portugal em chamas

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,334
Gostos Recebidos
427

Detido suspeito de atear três fogos em Ponte da Barca


Um homem, de 57 anos, foi detido por suspeita da prática de três crimes de incêndio florestal, em junho, na freguesia de Vila Chã (Santiago), em Ponte da Barca, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).




incêndio portugal





Em comunicado, a PJ de Braga adianta que "nos dias 19 e 29 de junho foram detetadas ignições que resultaram em incêndios florestais na freguesia de Vila Chã (Santiago)", no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, "junto a caminhos florestais de difícil acesso e já algo afastados do aglomerado habitacional".


"Segundo algumas testemunhas, foi possível referenciar-se a presença e trânsito de um motociclo que ali circulava e em cujos locais de passagem foram imediatamente detetados focos de incêndio que evoluíram para a mancha florestal", adianta.


A PJ conseguiu identificar o condutor do motociclo, "tendo sido encetadas diligências que culminaram com a recolha de prova consistente que atesta a presumível autoria dos factos".


Os "três locais onde os incêndios foram ateados situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas, gerando risco acentuado para toda a floresta, onde pontuam aglomerados habitacionais", salienta.


A polícia refere ainda que a "zona rural em questão, contígua ao Parque Nacional Peneda-Gerês e de orografia com declive acentuado, é amplamente conhecida pela sua biodiversidade".


Os incêndios foram extintos pelos bombeiros e por populares, que precocemente os detetaram, impedindo a sua propagação.


O suspeito será presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.


nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,334
Gostos Recebidos
427

Três estradas principais com cortes em Viana e Vila Real devido a fogos


A Estrada Nacional (EN) 301, no distrito de Viana do Castelo, e a EN304 e o Itinerário Principal (IP) 4, em Vila Real, estavam hoje, às 16:15, condicionados ao trânsito devido à ocorrência de incêndios rurais, avisou a GNR.




Incêndio em Mondim de Basto






No distrito de Viana do Castelo, a circulação rodoviária está condicionada na EN301 nos dois sentidos, com corte de trânsito entre Extremo (concelho de Arcos de Valdevez) e Paredes de Coura, indicou a Guarda Nacional Republicana (GNR).



De acordo com a informação disponível no ponto de situação relativo às 16:15 de hoje, no distrito de Vila Real há condicionamentos à circulação rodoviária também nos dois sentidos da EN304, com corte entre Alto do Velão e Ermelo, no concelho de Mondim de Basto, e no IP4, junto à localidade de Arrabães.



Em comunicado, a GNR reforçou que a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades, através de uma atuação preventiva e de um esforço de patrulhamento nas áreas florestais.



Pelas 16:30, mais de 2.200 operacionais e cerca de 710 meios de transporte, inclusive 19 meios aéreos, combatiam 63 incêndios rurais em Portugal continental, com destaque para os fogos em Vila Real e Celorico de Basto (distrito de Braga), segundo a Proteção Civil.



De acordo com informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio numa zona de mato em Vila Real, registado no sábado às 23:45 e que se mantém ativo, era o que mobilizava o maior número de meios de combate, com 456 operacionais, 150 meios terrestres e sete meios aéreos.



Destaca-se ainda o incêndio em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que deflagrou no sábado pelas 18:00 e que se mantém ainda em curso, estando a ser combatido por 286 operacionais, apoiados por 97 veículos e dois meios aéreos, segundo a ANEPC.



Os fogos em Vila Real e em Celorico de Basto estavam, pelas 16:30 de hoje, nas ocorrências consideradas significativas, de acordo com a Proteção Civil, a que se juntam outros três incêndios rurais, inclusive um em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, que deflagrou no domingo ao início da noite e que continua ativo, estando a ser combatido por 57 operacionais, apoiados por 20 veículos.



Para a Proteção Civil, as ocorrências significativas são as que, cumulativamente, têm os critérios de: estado "em curso" (em evolução sem limitação de área) ou "em conclusão" (sem perigo de propagação), duração superior a três horas e mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.



Portugal continental está desde domingo e até quinta-feira em situação de alerta, devido ao elevado risco de incêndio, anunciou no sábado a ministra da Administração Interna.



Os cinco distritos mais a norte de Portugal continental, designadamente Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, estão hoje sob aviso vermelho, o mais elevado numa escala de três, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



O aviso vermelho vai prolongar-se até às 18:00 de terça-feira, quando será substituído por aviso laranja no caso de Vila Real e Bragança e amarelo nos restantes casos.



Os restantes distritos de Portugal continental apresentam já aviso laranja até às 18:00 de terça-feira, com exceção de Beja, que estará a amarelo, e de Faro, que volta a ser o único distrito do continente sem qualquer aviso.



nm
 
Topo