• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Português residente em Aveiro movimentava dinheiro de droga de rede criminosa internacional

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
17,071
Gostos Recebidos
728
Português residente em Aveiro movimentava dinheiro de droga de rede criminosa internacional

img_900x508$2023_11_12_09_23_10_1490932.jpg


Detidos 20 suspeitos.

Vinte pessoas foram detidas, numa operação realizada em Portugal e em Espanha, coordenada pela Europol em colaboração com a Polícia Judiciária (PJ), por suspeita de integrarem uma rede de tráfico de droga e branqueamento de capitais, ativa há mais de oito anos na União Europeia e na América do Sul. Um homem de nacionalidade portuguesa é o principal suspeito de transportar o dinheiro da rede criminosa suspeita de lavar mais de 10 milhões de euros.

De acordo com um comunicado das autoridades, eram usadas identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos.

No âmbito das diligências foram efetuadas, em território nacional, duas buscas domiciliárias na zona de Ílhavo e de Aveiro, que visaram o principal suspeito, sob indicações dos cabecilhas, transportava o dinheiro da droga, de Espanha para Portugal, e depositava-o em bancos nacionais, em contas tituladas por outros suspeitos, pertencentes à diáspora portuguesa na América Latina, sobretudo Venezuela, que as cediam para fazer passar dinheiro oriundo do tráfico.

Apesar da morada fiscal ser em Ílhavo, o homem morava com a família numa moradia luxuosa na zona de Aveiro, propriedade de uma empresa em nome da sua esposa, que foi alvo de buscas e onde se apreendeu prova importante para a investigação.

No decurso das buscas, foram apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, máquinas de contar dinheiro, joias e barras em ouro, documentos bancários, uma arma de fogo e ainda apontamentos escritos que ligam o detido ao branqueamento de dinheiro, oriundo do tráfico de estupefacientes em Espanha.

O grupo investigado há alguns anos pelas autoridades espanholas - Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional –, com a indicação de que cidadãos portugueses participavam ativamente no branqueamento de capitais oriundos de Espanha. Operavam através do transporte físico de importantes quantias de dinheiro e posterior depósito em diversas contas bancárias nacionais, tituladas por portugueses com ligações à diáspora portuguesa na América Latina.

Da Operação Montana, realizada em Portugal e em Espanha, resultou a apreensão total de 156 mil euros em dinheiro, barras de ouro no valor de 35 mil euros, mais de 50 veículos, joias e 30 relógios de luxo no valor de 500 mil euros e dispositivos eletrónicos. Mais de 100 contas bancárias e 10 imóveis com valor superior a 3 milhões de euros foram, também, bloqueados em resultado desta operação.

As autoridades espanholas e portuguesas continuam a efetuar diligências para identificar e localizar outros cidadãos relacionados com este esquema de branqueamento.


Correio da Manhã
 
Topo