• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Praça de toiros de Monforte reabre três anos depois

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
ng1273579_435x190.jpg


A praça de touros de Monforte, no Alentejo, reabre no domingo, depois de três anos encerrada por falta de licenciamento, com uma corrida à portuguesa, sendo o cavaleiro João Moura o cabeça de cartaz.
A praça de touros estava encerrada há mais de três anos porque não tinha licenciamento por parte da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e por necessitar de obras de requalificação.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Monforte, Miguel Rasquinho explicou que a autarquia investiu «cerca de 80 mil euros» nas obras de remodelação da Praça de Touros João Moura (pai), sublinhando ainda que a tauromaquia constitui o «postal ilustrado» daquela vila do distrito de Portalegre.
«Nós fizemos obras nas casas de banho, remodelámos o miolo da praça, recuperámos a enfermaria e cavalariças e criámos lugares e acessos para deficientes», explicou.
Miguel Rasquinho lembrou que a praça de touros esteve encerrada mais de três anos porque a autarquia «não tinha capacidade financeira» para atribuir a obra a uma empresa privada, tendo optado por fazer «tudo por administração directa».
O autarca escusou-se a revelar se o espaço, no futuro, vai ser gerido pela autarquia ou por uma empresa privada, mas adiantou que este ano a praça vai ser cedida aos cavaleiros da localidade João Moura e Paulo Caetano.
A corrida de reinauguração da praça de touros está agendada para domingo, às 17h30, sendo o cartel composto pelos cavaleiros de Monforte, João Moura e Miguel Moura (praticante), e ainda Marcos Tenório 'Bastinhas Jr'.
As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e Monforte, capitaneados respectivamente por Vasco Pinto e Ricardo Carrilho.
Lidam-se seis toiros com o ferro de Francisco Romão Tenório, ganadaria que pasta no concelho de Arronches (Portalegre).
A temporada na praça de toiros de Monforte prossegue no dia 9 de Setembro, às 18h, com uma corrida com o cavaleiro João Moura Caetano, também natural de Monforte.
Nesse festejo, Moura Caetano vai lidar em solitário seis toiros pertencentes às ganadarias locais de Maria Guiomar Cortes de Moura e Paulo Caetano, cabendo as pegas aos forcados de Portalegre, Monforte e Académicos de Elvas.
Inaugurada em 1987, a praça de touros de Monforte conta com uma lotação de 2352 lugares, tendo a arena as dimensões do Campo Pequeno.
O concelho de Monforte, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.

Fonte: Lusa/SOL
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
acho bem abrir faz parte da nossa cultura

Amigo, desculpa discordar de ti... mas as touradas já deviam ter acabado há muito tempo!

Não tenho nada contra de quem gosta, eu também já gostei, e muito, mas não é admissível o tremendo sofrimento que se provoca no animal!
 
Topo