Portal Chamar Táxi

Prato para 7ºW na Margem Sul?

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
mmoloch, para que é que tens as outras duas antenas tão em cima na chaminé? Elas estavam bem era quase junto ao telhado. Não é por estarem lá em cima que captam melhor. :D

DX2

Foi a primeira vez que fiz uma instalação e tinha medo que a parte mais alta do telhado bloqueasse o sinal, só depois de as montar é que conheci o dishpointer e a ferramenta para medir obstáculos.

amigo mmoloch essas duas antenas que tá na chaminé quantos lnb-s tem. Nesse tubo de 50 que puszeste era melhor aplicar motor diseck 1.2 e comprares um diseck para arreceberes as fixas e ligavas a rotactiva ao diseck se esses dois pratos tiver 3 sat-s te basta comprar um diseck 4+1 mas se fizeres isso por exemplo mais tarde te informa primeiro sobre o disck nem todos devem dar,amigo é mais uma opinião.

Nessas duas antenas tenho 5 LNB's, 30ºW, 13ºE, 19ºE, 23.5ºE e 28ºE, quatro twin e um single, já tenho dois diseqc 8x1, outros dois 4x1 e ainda tenho mais um LNB twin e outro single, falta-me comprar 3 ou 4 LNB's com 4 saidas... não posso por motor nas antenas porque iria ficar limitado a uma box, neste momento tenho duas boxes e vou juntar mais uma, motor numa antena ligada a 3 boxes esta fora de questão.

Podes começar por localizar o sat com este tp.

11823 V 27500 5/6 - Oman - 75% - Nile 201

Para afinar melhor este:

12245 V 27500 3/4 - JSC Sport 1 - 55 % - Eutelsat 7 West

Amanha já vou testar... hoje acabei por não ter tempo para afinações, a ajuda chegou tarde e só consegui assentar a antena e passar cabos até aos diseqc's. A antena ficou apontada mas precisa de mais elevação, já nas outras antenas a escala dos graus de elevação tinha uma margem de erro de 5º mas instalei esta com os 45º recomendados e de certeza que precisa de perto de 50º, fica ai uma foto da antena já instalada.

2yjrjhh.jpg

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Já estou a apanhar o Nilesat e com um bom sinal, a maior parte dos TP´s apanho com 80% de força e 95/100% de qualidade, tenho 5 TP's com 77% de força e 83/88% de qualidade e 7 TP´s com 75% de força e 68/76% de qualidade, estes dados são de uma Golden Media Spark Reloaded a correr spark, os valores do lado enigma2 são cerca de 10% mais baixos que os valores em spark. Estranhamente (ou não), não apanho o TP 11727 H 27500 5/6 mas apanho os TP's antes e depois deste com 77% / 85%, é normal não se apanhar este TP?

Foi relativamente fácil de localizar e afinar com os TP's recomendados pelo SATIG, na quinta feira tinha deixado a antena mais ou menos com os dados recomendados pelo dishpointer, hoje liguei-lhe o satfinder e sem mexer em mais nada estava a apanhar bastante sinal, fiz um blindscan e estava a apanhar o Thor 1ºW com 95% de força e 100% de qualidade, depois de saber que estava com a antena apontada ao Thor 1ºW foi fácil de localizar o Nilesat porque a diferença entre os dois é mínima, 0,8º de elevação e cerca de 6,5º de azimute.

Durante a semana vou começar a procurar os satélites extras e depois logo actualizo o tópico.

Cumps

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
Força amigo mmoloch continuação de bom trabalho.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Estranhamente (ou não), não apanho o TP 11727 H 27500 5/6 mas apanho os TP's antes e depois deste com 77% / 85%, é normal não se apanhar este TP?
Esse TP costuma estar sem sinal à tarde mas depois volta. Deve ser algum problema técnico ou alguma interferência espacial.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Esse TP costuma estar sem sinal à tarde mas depois volta. Deve ser algum problema técnico ou alguma interferência espacial.

DX2

É isso mesmo, durante o dia não apanho o TP mas durante a noite tenho um bom sinal. Amanha vou para o telhado ver que sats consigo apanhar com a antena centrada nos 7ºW mas tenho aqui uma duvida de noob... com uma antena centrada nos 19.2ºE sei que os LNB's extras do lado esquerdo vão ficando mais altos e do lado direito vão ficando mais baixos que o central (de frente para a antena), com a antena centrada nos 7ºW esta "situação" inverte por ter passado pelo sul?... ou seja, os LNB's do lado esquerdo vão ficando mais baixos e do lado direito mais altos que o central.

A ideia é apanhar 1ºW e os 5ºE ou 7ºE do lado esquerdo e os 12.5ºW do lado direito, do lado esquerdo faz-me um pouco de confusão por causa de passar pelo sul, se tivesse de adivinhar diria que o LNB para 1ºW fica mais baixo que o central 7ºW e depois de passar o sul os LNB's vão subindo, do lado direito o LNB para os 12.5ºW fica mais alto que o central... o meu raciocínio esta correcto?

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
Em teoria todos os sats que coloques ficam mais altos, tanto para a esq. como para a direita.
O sat 7ºW é o sat que fica mais a sul verdadeiro, num prato com motor, tanto para esq. como para dir. o prato vai cada vez mais apontando para o chão, no teu caso como o prato não baixa, tens de subir os lnbs, gradualmente conforme se afasta do central.

Tens aí um trabalho de valor, obrigado por partilhares as tuas montagens.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
(...) tenho aqui uma duvida de noob... com uma antena centrada nos 19.2ºE sei que os LNB's extras do lado esquerdo vão ficando mais altos e do lado direito vão ficando mais baixos que o central (de frente para a antena), com a antena centrada nos 7ºW esta "situação" inverte por ter passado pelo sul?... ou seja, os LNB's do lado esquerdo vão ficando mais baixos e do lado direito mais altos que o central.

A ideia é apanhar 1ºW e os 5ºE ou 7ºE do lado esquerdo e os 12.5ºW do lado direito, do lado esquerdo faz-me um pouco de confusão por causa de passar pelo sul, se tivesse de adivinhar diria que o LNB para 1ºW fica mais baixo que o central 7ºW e depois de passar o sul os LNB's vão subindo, do lado direito o LNB para os 12.5ºW fica mais alto que o central... o meu raciocínio esta correcto?
Está mas não sei se conseguirás chegar tão longe como os 7ºE com a antena apontada para os 7ºW.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Na sexta estive a tentar apanhar alguns satélites extras com a antena centrada nos 7ºW mas encontrei vários problemas, principalmente do lado esquerdo do LNB central, as hastes laterais que suportam o LNB central parecem ficar quase sempre a tapar os LNB's extras.

Do lado direito consegui encontrar os 12.5ºW mas com perdas de sinal constantes, do lado esquerdo comecei por procurar os 5ºE / 7ºE, não sei qual deles estava a apanhar mas tinha o satfinder a apitar com cerca de 4/5dB, fiz um blindscan mas não apanhei nada provavelmente por causa da posição do LNB, apesar do LNB ficar bem mais alto que o central tinha de estar inclinado para baixo e a haste ficava à frente do LNB, também pensei que podia ser o LNB Skew mas ao tentar rodar o LNB apanhei uns choques bem potentes, assim que tocava na ficha F e em qualquer parte de metal do suporte apanhava choques, depois do terceiro choque desisti, tive medo de queimar a box.

Estes choques são normais ou pode ser um problema do LNB?... o LNB é novo e nunca foi usado mas já instalei um igual e não apanhei choques. Durante esta semana vou fazer mais umas tentativas, vou ter que fazer outro suporte para tentar apanhar o Thor 1ºW, se conseguir apanhar o Thor com esta antena já fico contente mas não estou com muitas esperanças, não me parece que estas antenas que têm as 3 hastes a suportar o LNB central tenham sido desenhadas a pensar em instalações deste tipo porque parece que as hastes ficam sempre à frente dos LNB´s.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
(...) mas ao tentar rodar o LNB apanhei uns choques bem potentes, assim que tocava na ficha F e em qualquer parte de metal do suporte apanhava choques, depois do terceiro choque desisti, tive medo de queimar a box.

Estes choques são normais ou pode ser um problema do LNB?... o LNB é novo e nunca foi usado mas já instalei um igual e não apanhei choques.
Do LNB não é de certeza, porque trabalha com corrente contínua e tanto a voltagem como a amperagem não são suficientes para dar choques. Isso parece-me ser uma passagem qualquer de corrente alterna.

(...) não me parece que estas antenas que têm as 3 hastes a suportar o LNB central tenham sido desenhadas a pensar em instalações deste tipo porque parece que as hastes ficam sempre à frente dos LNB´s.
Foram sim senhor, já instalei uma série delas com vários LNB's mas têm que levar o suporte específico para elas, que baixa as hastes para não ficarem à frente dos LNB's do lado direito.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Do LNB não é de certeza, porque trabalha com corrente contínua e tanto a voltagem como a amperagem não são suficientes para dar choques. Isso parece-me ser uma passagem qualquer de corrente alterna.

DX2

De onde poderá vir essa corrente alterna?... tinha um coaxial ligado directamente da box ao satfinder com uma união pelo meio e sem passar pelo diseqc, depois tinha outro coaxial do satfinder para o LNB, este ultimo por acaso não era o que normalmente usava, o satfinder também parece ter um pequeno problema, muitas vezes apita muito baixinho e é preciso dar-lhe uns toques com um dedo para ficar com o volume normal, poderá ser daqui o problema dos choques?

Foram sim senhor, já instalei uma série delas com vários LNB's mas têm que levar o suporte específico para elas, que baixa as hastes para não ficarem à frente dos LNB's do lado direito.

DX2

Onde posso encontrar esse tipo de suporte para baixar as hastes?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Mas como é que esse suporte me vai baixar as hastes?!... eu não tenho problemas no lado direito, é do lado esquerdo que tenho a haste à frente dos LNB's.

Não me parece que esse suporte vá baixar a haste do lado esquerdo ou do lado direito da antena, a única forma de baixar as hastes é com duas hastes mais curtas presas em furos mais abaixo dos originais, algo deste tipo:

vdfjhu.jpg

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Baixa as hastes porque o sítio onde elas aparafusam é diferente e costuma trazer uma peça para fixar a haste de baixo mais atrás no prato.

A alteração que fizeste no desenho não vai resultar porque assim as duas hastes laterais vão deixar de conseguir segurar o suporte dos LNB's, vai descair tudo.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Já tinha pensado numa solução desse tipo mas pensei pudesse desalinhar o LNB central, ao aparafusar as hastes laterais em sítios diferentes e a haste de baixo mais atrás no prato o LNB central não vai ficar num sitio diferente em relação a posição de origem e com isso ficar com perdas?

Amanha em principio vou fazer mais uma tentativa, desta vez vou só procurar o Thor 1ºW, se não me safar vou buscar um suportes desses, os 5ºE acho que posso apanhar na antena de 85cm que esta centrada nos 19.2ºE, tenho duas entradas livres nos diseqc's 8x1 e a ideia era por 1ºW e 5ºE para completar mas também posso por outros sats para completar os diseqc's.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Já cacei o bicho Thor :msnm_com_br007-03: , ainda só estou a apanhar 203 canais porque começou a chover de repente e não tive tempo para afinar, só tive tempo de desligar a box da corrente subir novamente ao telhado para desligar o satfinder mas apanhei um choque e tive de ir ao sótão desligar o coaxial e voltar a subir ao telhado para desligar o satfinder lol... apanhei um granda banho mas entretanto vim fazer um blindscan e apanhei 203 canais por isso foi um bom banho.

Continuo a apanhar choques ao tocar na ficha F do LNB, o pior é que apanho choques com o coaxial directo da box até ao LNB com uma união e o satfinder pelo meio, como é possível apanhar choques quando a box esta desligada da corrente?!

Que canais devo usar para afinar o Thor 1ºW?... e para afinar o Sirius 5ºE?

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Continuo a apanhar choques ao tocar na ficha F do LNB, o pior é que apanho choques com o coaxial directo da box até ao LNB com uma união e o satfinder pelo meio, como é possível apanhar choques quando a box esta desligada da corrente?!
Apanhas "choque" (logo te explico porque é que está entre aspas) quando pegas na ficha F com uma mão e encostas a outra ao telhado ou a qualquer parte metálica da antena, não é? Consegues seguir o cabo coaxial desde a box até ao comutador ou até ao LNB, para ver se o isolamento exterior está intacto ou se há proximidade ou contacto com fios eléctricos?

Que canais devo usar para afinar o Thor 1ºW?... e para afinar o Sirius 5ºE?

Para o Thor 5 e 6 podes usar os TP 11919 V 28000 7/8 e 11977 H 28000 7/8. Para o Intelsat 10-02 podes usar os TP 12563 V 27500 3/4 e 12563 H 27500 3/4.
O Sirius agora chama-se Astra 4A e podes usar o TP 12284 27500 3/4 para os verticais e o TP 11766 27500 3/4 para os horizontais.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Apanhas "choque" (logo te explico porque é que está entre aspas) quando pegas na ficha F com uma mão e encostas a outra ao telhado ou a qualquer parte metálica da antena, não é? Consegues seguir o cabo coaxial desde a box até ao comutador ou até ao LNB, para ver se o isolamento exterior está intacto ou se há proximidade ou contacto com fios eléctricos?

DX2

É isso, apanho choques ao tocar na ficha F e em metal da antena ou suportes ao mesmo tempo (não tenho "terra"?!). Sim, consigo seguir o cabo todo, amanha já o vou verificar, logo na saída da box o cabo passa a cerca de 2cm de uma ficha tripla, depois entra numa calha que tem um cabo de rede e um cabo RCA, depois passa por dois furos com mais dois cabos coaxiais e chega ao diseqc 8x1, neste trajecto acho que só passa junto de fios de telefone e de coaxiais.

Ainda consegui voltar ao telhado hoje e já consegui dar uma afinação ao LNB e fiquei a apanhar cerca de 300 canais mas tenho alguns TP's com falhas e não consegui apanhar nada do Intelsat Spot 3, não me parece que consiga muito mais que isto por causa da haste lateral, ficam ai umas fotos:

Foto 1
30rpobb.jpg

Foto 2
2vuc5lh.jpg

Foto 3
2lxbix4.jpg

Foto 4 (primeira instalação)
2imgx1.jpg

Foto 5 (primeira instalação)
295wpja.jpg

Foto 6
21mydrb.jpg

Se o tempo deixar, amanha ainda quero testar de outra forma, vou prender o suporte mais abaixo, no sitio onde estão as setas na foto1, alguma sugestão?

Cumps

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É isso, apanho choques ao tocar na ficha F e em metal da antena ou suportes ao mesmo tempo (não tenho "terra"?!). Sim, consigo seguir o cabo todo, amanha já o vou verificar, logo na saída da box o cabo passa a cerca de 2cm de uma ficha tripla, depois entra numa calha que tem um cabo de rede e um cabo RCA, depois passa por dois furos com mais dois cabos coaxiais e chega ao diseqc 8x1, neste trajecto acho que só passa junto de fios de telefone e de coaxiais.
Experimenta desligar o cabo coaxial do receptor e vê se ainda dá "choque". Se der, desliga esse cabo do comutador, liga-o directo (com uma união) a um dos cabos que vão para os LNB's e verifica novamente.

DX2

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Experimenta desligar o cabo coaxial do receptor e vê se ainda dá "choque". Se der, desliga esse cabo do comutador, liga-o directo (com uma união) a um dos cabos que vão para os LNB's e verifica novamente.

DX2

Ontem de noite andei a fazer um zapping no Thor 1ºW e durante uma hora a box congelou 3 vezes e teve de ser reiniciada, algo que raramente acontece, assim que desliguei o cabo coaxial que vai do diseqc até ao LNB do Thor a box não voltou a congelar, acho que este problema da box congelar têm qualquer coisa haver com os choques.

Não me parece que o problema esteja entre a box e o diseqc porque nesse caso também deveria de apanhar choques nos outros 6 LNB's que já instalei ou teria a box sempre a congelar, acho que o problema esta no coaxial que vai do diseqc até ao LNB, já segui o cabo todo e só encosta a cabo de telefone e coaxial mas ao retirar o cabo para o vereficar vi umas zonas onde parece que o cabo foi torcido, a parte branca exterior do cabo nota-se mesmo torcida em algumas zonas, o cabo é novo, comprei 15 metros na semana passada e cortei-o pela metade, é uma dessas metades que estou a usar, hoje vou testar com a outra metade se continuar a ter choques vou testar com um dos cabos que tenho ligados ao LNB dos Nilesat... basicamente vou ter que testar tudo até encontrar o problema porque acho que é a causa de a box ontem ter congelado por 3 vezes.

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Não consegui descobrir a causa dos choques, os 3 cabos que vão para a antena onde apanho os choques estão em condições, retirei os 3 e foram bem verificados, retirei as fichas F e foram postas de "novo", passei só um cabo do LNB até ao diseqc e afastado de outros cabos e mesmo assim apanhava choques, depois de estar farto de apanhar choques lembrei que tinha um multímetro do chinês, ao tocar com pinças do multímetro na ficha F do LNB e em certas partes do suporte apitava por dar passagem, fui testar nas outras duas antenas e basicamente acontecia o mesmo, na antena do hispasat só apitava tocando na ficha F e no suporte L da antena, depois lembrei-me de ir testar no prato do vizinho e também apitava, parece-me que é normal dar passagem mas só o faz com alguns metais, com outros não faz nada. Cheguei a apanhar choques na ficha F do LNB mas ao ir desligar esse cabo do diseqc podia tocar em vários tipo de metal sem apanhar choques...

Já alterei a posição do suporte 1ºW, melhorei bastante a qualidade do sinal e apanhei mais uns TP´s, fiquei com cerca de 75% de força e 90/100% de qualidade quando ontem tinha 70/70, só não consigo apanhar o TP 11189V 1005 3/4 DVB-S2 e apanho todos até ao TP 12527H 27500 3/4 que é onde começa o Spot3 e daqui para a frente não apanho mais nada, ficam ai umas fotos:

2zxm23s.jpg

15mlqn5.jpg

121v511.jpg

Na antena de 85cm consegui juntar os 5ºE com um bom sinal, cerca de 70% de força e 85% de qualidade, só não apanho quatro TP's, ficam ai umas fotos:

33e4v86.jpg

2a5i1z6.jpg

Tenho aqui uma duvida, posso ligar um diseqc 1.0 4x1 numa das entradas de um diseqc 1.1 8x1 para ficar com entradas para 11 LNB's?

Cumps

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
Vou amanha montar e afinar um motor diseqc ou tentar lol, depois de ler vários tutoriais ainda tenho algumas duvidas, pelo o que percebi o mais fácil é usar USALS porque é só afinar o Nilesat 7ºW e já deve de fazer o arco todo automaticamente, como já estou a apanhar o Nilesat já sei o sinal máximo que apanho nos vários TP's.

O dishpointer da-me os seguintes dados:

23ihyky.jpg

Depois de montar o motor e o prato devo de alinhar o conjunto com o sul, como vou usar uma bússola alinho o conjunto com os 183.1º, para a elevação do motor já li várias coisas diferentes, já li que a elevação do motor é a latitude, neste caso 38.6º, também já li que a elevação do motor será a que estiver na tabela que vem no motor...

2v0fodh.jpg

... neste caso a elevação do motor seria 52º, qual dos dois é correcto?

O "declination angle" e a elevação do prato também me faz alguma confusão porque já li várias opiniões diferentes, muitos tutoriais falam em 30º, a tabela da-me 24º, são os 30º menos o "declination angle"?... 30º - 6º = 24º, também já li que a elevação é nula, ou seja, igual a elevação do motor, o que é correcto?...

Então, depois de alinhar o conjunto com o sul, por o motor com a elevação correcta e configurar a box para USALS com a minha latitude/longitude o que devo de fazer?

Tenho de apanhar o Nilesat 7ºW com o motor a zero?

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Gostos Recebidos
31
A inclinação do motor é nos 38~39º não dês muita atenção ás tabelas....

O "declination angle" e a elevação do prato também me faz alguma confusão porque já li várias opiniões diferentes, muitos tutoriais falam em 30º, a tabela da-me 24º, são os 30º menos o "declination angle"?... 30º - 6º = 24º, também já li que a elevação é nula, ou seja, igual a elevação do motor, o que é correcto?...

Então, depois de alinhar o conjunto com o sul, por o motor com a elevação correcta e configurar a box para USALS com a minha latitude/longitude o que devo de fazer?

A inclinação do prato é a que conseguires mais sinal do 7w, com o motor a 0º rodando no mastro, é normal que necessite de ajustes milimetricos no mastro no sentido oeste, mas isto numa segunda fase a tua localização 9ºW e estás a afinar pelos 7ºw , estes dois graus são 1 ou 2 mm na posição do motor no mastro.

Aproveita o bom tempo, para fazer a montagem e muita paciência....

mmoloch

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2013
Gostos Recebidos
0
A inclinação do motor é nos 38~39º não dês muita atenção ás tabelas....

A inclinação do prato é a que conseguires mais sinal do 7w, com o motor a 0º rodando no mastro, é normal que necessite de ajustes milimetricos no mastro no sentido oeste, mas isto numa segunda fase a tua localização 9ºW e estás a afinar pelos 7ºw , estes dois graus são 1 ou 2 mm na posição do motor no mastro.

Aproveita o bom tempo, para fazer a montagem e muita paciência....

Já tinha lido sobre esses 2º de diferença, que deveria apanhar o Nilesat 7ºW nos 2ºE mas não percebi a ideia... conseguir o sinal máximo nos 7ºW com o motor a 0º é relativamente fácil mas se depois der mais 1 ou 2mm na posição do motor no mastro não vou ficar sem sinal no Nilesat?

Se puser o motor nos 2º em vez de 0º e afinar o Nilesat com o sinal máximo não ficar ficar alinhado com o arco??