• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Prepare-se para o frio que aí vem. Siga estas recomendações da DGS

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_54afb28ecb2cf.jpg


Vêm aí dias muito frios, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertado para as temperaturas mínimas baixas no continente, sobretudo nas noites de segunda e terça-feira, e emitido um aviso amarelo para quatro distritos. Face a estas previsões, recordamos as medidas preventivas da Direção-Geral da Saúde (DGS) para fazer face ao tempo frio.






Uma das recomendações para se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde é "evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura". Além disso, deve "manter o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa, adaptada à temperatura ambiente" e "proteger as extremidades do corpo, utilizando luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante".


É também importante "manter a hidratação, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitando o consumo de álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor".


Nestes dias, a DGS lembra que é necessário "prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas em situação de sem abrigo)".


Deve ainda "acautelar a prática de atividades no exterior (evitar esforços excessivos, utilizar vestuário adequado e prestar atenção às condições do piso para evitar quedas)" e seguir as "recomendações do médico assistente, garantido a toma adequada da medicação para doenças crónicas".


Além disso, lembre-se de "adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo".


É importante "verificar o estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento" e, ao "manter a casa quente, se utilizar braseiras ou lareiras, garantir uma adequada ventilação das habitações (renovação do ar)". A DGS lembra que é necessária "especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte".


Evite "o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar".


Se ficar doente, recorde-se, "não corra para as urgências. Ligue SNS 24 (808 24 24 24)".


Recorde-se que, no domingo, o IPMA alertou que, devido "à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica, quase estacionários, prevê-se nas próximas duas noites (18 e 19 de dezembro) valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente, em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas".


De acordo com o IPMA, prevê-se que a temperatura mínima atinja valores abaixo de 0º C (graus Celsius) em grande parte do interior norte e centro, sendo entre 0 e 3°C no interior sul e entre 3 e 7° C no litoral.

IN:NM
 
Topo