kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 2

A Índia iniciou hoje a 'maratona' das eleições legislativas, as maiores do mundo, com a abertura das primeiras assembleias de voto em dois estados do nordeste.
A votação arrancou em seis circunscrições -- cinco no estado de Assam e uma no de Tripura --, marcando o arranque de um processo, dividido em nove etapas, que estender-se-á por mais de cinco semanas e figura como o maior exercício de democracia do mundo.
As eleições terminam a 12 de maio, devendo os resultados oficiais serem proclamados quatro dias depois do encerramento das urnas. Cerca de 814 milhões de eleitores estão convocados para as eleições no país, que conta com cerca de 930 mil assembleias de voto.
As sondagens apontam o hindu Narendra Modi, principal candidato do partido da oposição, o Bharatiya Janata Party (BJP), como o favorito para dirigir o destino dos 1.210 milhões de indianos e suceder ao Partido do Congresso da família Gandhi, no poder há dez anos, o qual conta, este ano, Rahul Gandhi, como aspirante a primeiro-ministro
dn