• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Primeiro álbum de Amália reeditado em vinil

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Edição limitada é da responsabilidade da Companhia Nacional de Música

Primeiro álbum de Amália reeditado em vinil

«Amália Rodrigues sings fado from Portugal and flamenco from Spain», primeiro álbum da fadista portuguesa, vai ser reeditado.





O primeiro álbum de Amália Rodrigues, editado nos Estados Unidos em 1954, será reeditado em vinil, numa edição limitada de 500 exemplares, pela Companhia Nacional de Música (CNM).
O LP, gravado em 78 rotações, intitula-se «Amália Rodrigues sings fado from Portugal and flamenco from Spain» e é composto por quatro faixas cantadas em português e outras tantas em espanhol.
Nuno Rodrigues, da CNM, afirmou que 'a edição deste primeiro LP confirma em definitivo o estatuto de Amália, colocando-a ao nível das maiores vedetas internacionais da época',
Nuno Rodrigues sublinhou o facto de se tratar 'de um LP concebido como tal e não uma mera compilação de discos de 78 rotações', tanto mais que só no ano seguinte Frank Sinatra editaria o seu primeiro álbum conceptual.
O LP inclui «Uma casa portuguesa», «Lisboa não sejas francesa», «Fado da Saudade», «Coimbra», e, em espanhol, «Tani», «No tires indiré», «Dolce cascabelles», «Lé ré lé (Zambre del sacro-monte)».
Dos temas em português ressalta «Coimbra», que Alberto Ribeiro interpreta no filme «Capas Negras», que co-protagoniza com Amália Rodrigues.
A fadista tornaria este tema internacionalmente conhecido, tendo interpretado em 1953, uma versão em inglês, «April in Portugal», no programa televisivo «Coca-Cola Time», de Eddie Fisher.
Dois outros temas eram do teatro, «Lisboa não sejas francesa» da opereta «Invasão», que Amália interpretara em Lisboa, no Teatro Apolo, e «Uma casa portuguesa», uma criação de Maria da Conceição, que tinha sido um êxito numa revista em Moçambique.
'O LP reflecte de forma inequívoca a qualidade de uma artista cuja inigualável capacidade de interpretar – não só (o seu) fado, como qualquer outro tipo de repertório –, havia já exercido enorme sedução no público, e em particular junto do exigente e quase impenetrável meio artístico norte-americano', sublinhou Nuno Rodrigues.
A edição em CD reproduz estas mesmas faixas remasterizadas e ainda quatro faixas bónus, gravadas por Amália no ano seguinte, também para a Angel Records.
As quatro faixas bónus são «Solidão (Canção do mar)», «Antigamente», «Fallaste Corazón» e «Por un amor», que integraram o LP «Amália of Portugal».

Amália Rodrigues. Primeiro álbum da fadista vai ser reeditado pela Companhia Nacional de Música

Arquivo



o primeiro de janeiro
 
Topo