• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Primeiro submarino solar do mundo apresentado em Zaragoça

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

O primeiro submarino solar do mundo, o Goldfish, foi apresentado ontem na Exposição Internacional de Zaragoça. Este projecto de origem suíça funciona unicamente com a energia do Sol.

O Goldfish move-se graças a uma plataforma solar flutuante e flexível, em forma de nenúfar, explica hoje o “El Mundo” online. Esta plataforma está equipada com cinco satélites laterais dispostos em círculo e equipados com um total de 300 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, com uma potência de 30 quilowatts, que se direccionam para maximizar a captação de energia. A energia gerada é armazenada em baterias e depois alimenta o submarino através de um cabo.

“A energia que produz esta central solar deve ser suficiente para as submersões do submarino e para assegurar o funcionamento da plataforma”, informam os responsáveis pelo projecto.

O projecto é dos engenheiros Martin Pfisterer e Matthuas Zelweger e foi desenvolvido pela empresa eléctrica BKW-FMB e pela companhia de transportes BLS SA.

O Goldfish será construído a partir de um submarino convencional de uso comercial. As dimensões do veículo podem variar entre os 20 e os 30 metros de comprimento e poderá albergar 20 a 30 passageiros. O submarino poderá submergir até aos 200 metros em dez minutos e consumir diariamente cem quilowatts/hora.

O estudo de viabilidade do projecto concluiu que o projecto “é realizável a nível técnico e pode obter as licenças de exploração necessárias”. O seu custo pode chegar aos 6,2 milhões de euros. A primeira submersão está prevista para o segundo semestre de 2011 no lago Thun, nos Alpes suíços.




Público
03.09.08
 
Topo