Portal Chamar Táxi

Prisões holandesas estão a fechar porque o país é demasiado seguro

-nobody-

GF Prata
Entrou
Mar 10, 2016
Mensagens
419
Gostos Recebidos
0
[h=2]Desde 2013 que há um plano para encerrar 19 organizações, sejam prisões, centros juvenis ou centros de tratamento de psiquiatria[/h]


É talvez um caso insólito para Portugal, mas para a Holanda é verídico. Lá não há criminosos suficientes para preencher as celas das cadeias, revela o Tech Insider.


O porta-voz do Ministério da Justiça, Jaap Oosterveer, revela que é uma situação positiva “do ponto de vista social”. Contudo, a notícia não é tão boa para quem trabalha nas prisões.
Mais de um terço das 13.500 celas estão vazias. E este ano o governo vai ter de encerrar pelo menos mais cinco estabelecimentos prisionais. No entanto, o sindicato dos guardas prisionais da Holanda teme que dois mil funcionários percam o trabalho.
A verdade é que o Ministério da Justiça prevê que o crime continue a baixar nos próximos cinco anos e por esse motivo não há razão para deixar tantas prisões a funcionar.
De forma a reaproveitar estas prisões, muitas estão a ser transformadas em hotéis de luxo. Sendo que há alguns condenados que estão a cumprir as penas na Noruega e Bélgica para 'esvaziar' aquelas que poucos detidos tem.
A queda de sentenças no país é atribuída ao envelhecimento da população e ao decréscimo dos crimes violentos.
Mas há quem diga que a origem do problema é outra, nomeadamente o mau trabalho do governo. "Se o governo fizesse o seu trabalho e apanhasse os criminosos, o país não teria este problema de celas vazias”, critica a deputada holandesa Nine Kooiman em declarações ao jornal Telegraaf.
Desde 2013 que está planeado para as prisões, centros juvenis e centros de tratamento de psiquiatria o encerramento de 19 organizações.

naom_531477d57c62b.jpg



noticias ao minuto
 
Topo