Portal Chamar Táxi

problemas em Sony KV32FX60E

marcunha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2007
Gostos Recebidos
0
problemas em Sony KV29K1E

Bom dia,

Gostaria de pedir a ajuda deste forum no sentido de compreender que problemas tem a minha TV e se acham que merece reparação ou mais vale esquecer e partir para outra.

ela tem desde há muito aquele arqueamento lateral,a que se juntou recentemente aquela linha em zig zag de cima para baixo.

mais visível nas imagens escuras, no entanto está sempre lá,

obrigado desde já,

Mário Cunha

Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
pelo que mostra a foto sao linhas de retorno tens problemas na crominancia luminancia.
mede no canhao do cinescopio se tens as tres tensoes em cada uma das cores, se nao tiveres segue o circuito vem do tsl alguns modelos tem uma proteçao ( n-15 ou n-20)

luis

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas , o amigo tem imagem normal certo ? só nas imagens escuras que se nota mais ? podes tentar reduzir ligeiramente a luminosidade ( screen) no transformador de linhas , colocando 1º numa imagem escura , e depois ajustar o brilho no menu de imagem , se após de desaparecer os traços de retorno na imagem e tiveres o brilho no menu no macimo , e ficares com a imagem escura , ai terás que medir a tenção do screen, que melhor so mexer se o senhor tiver experiência !

marcunha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2007
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas v/ respostas,

Eu não tenho conhecimentos e meios que me permitam abrir o bicho, essa não foi a ideia. Queria apenas "pré diagnosticar" para tentar perceber se é alguma coisa muito grave e dispendiosa de reparar.

Pelo "service menu" não há nenhum parametro que se possa ajustar?

E respondendo ao Carlos Vale, as riscas estão sempre lá , mesmo na emissão normal, uma vezes notam-se mais outras menos, mas estão sempre visíveis,

Obrigado desde já,

Mário

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo primeiro ve se fás os ajustes de, contraste e luz, se nao fás, ou tens (problemas de contraste r-816=150k 1/2 w) mede as tensoes na placa do crt e ve se estao todas corretas, retoca o potenciometro da scren e ve o resultado das linhas de retorno.
a curvatura pode vir do west, woeste mas pode vir tambem do circuito vertical, dá uma volta aos eletroliticos em volta do integrado do vertical.

tens duas avarias a primeira no meu ver é falta de contraste.
a segunda,é west woest.

dis algo sobre os ajustes se funcionao ou nao.

LUIS

marcunha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2007
Gostos Recebidos
0
obrigado Luis20 uma vez mais, mas como disse não sou técnico e ovelhas não são para mato,

será que algum dos frequentadores deste forum está perto de VN Famalicão?

se estiver e fizer reparações PM por favor

obrigado desde já,

Mário Cunha

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo mario cunha
primeiro baixe a luz e contraste no telecomando até zero
depois no potenciometro da scren
reduzir um pouco e ver se as linhas ainda aparecem, ou esperimentar a rodar para a esquerda e direita quando desaparecerem, volte a aumentar a luz e cont.
até ficar s, as linh, de ret,
como nao deve ter mira tecnica pode esperimentar a faser estes ajustes c, o tv em av.

LUIS

marcunha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2007
Gostos Recebidos
0
luis20,

primeiro de tudo obrigado pela continuada ajuda

consegui deitar mão a um manual de serviço do TV (que afinal não +e um 32FX60, mas sim um KV29K1E, estava confundido com um outro que um irmão meu comprou quase na mesma altura)

tem lá instruções que vão de encontro ao que me diz, chamam-lhe G2 adjustment , mas dizem ser necessário meter 170 V no R G e B e para isso não tenho meios

por outro lado tem as instruções para "white balance" e essas são feitas todas a partir do service menu, será que ao fazer o "white balance" as linhas de retorno poderão desaparecer? ou não tem nada a ver?

Obrigado mais uma vez,

Mário Cunha

amigo mario cunha
primeiro baixe a luz e contraste no telecomando até zero
depois no potenciometro da scren
reduzir um pouco e ver se as linhas ainda aparecem, ou esperimentar a rodar para a esquerda e direita quando desaparecerem, volte a aumentar a luz e cont.
até ficar s, as linh, de ret,
como nao deve ter mira tecnica pode esperimentar a faser estes ajustes c, o tv em av.

LUIS

marcunha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2007
Gostos Recebidos
0
boas,

hoje enchi-me de coragem , :shy_4_02: , e resolvi abrir o bicho para espreitar

tendo com a v/ ajuda e com o manual de serviço localizado o potenciometro de screen , rodeio-o ligeiramente e maravilha, lá se foram as linhas

o meu muito obrigado ao Luis20 e ao CarlosVale,

por agora está resolvido,

:nt2:

Mário Cunha

sendo que vocês são profissionais da área, se alguem quiser o manual de serviço para Sony KV29K1_ chassis AE4 é só dizer