• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Protecção Civil suspeita de fogo posto nos incêndios

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Protecção Civil suspeita de fogo posto nos incêndios

A Protecção Civil Municipal de Santarém suspeita que vários incêndios registados nos arredores da cidade têm origem criminosa, pelo que, em reunião realizada quinta-feira, decidiu reforçar as acções de vigilância.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ramiro Matos, que detém o pelouro da Protecção Civil, disse que existem fortes indícios de que incêndios que têm surgido nas últimas semanas resultam de fogo posto, tendo sido encontrado um cigarro armadilhado com cabeças de fósforo, técnica utilizada neste tipo de crime.

Dia 31 de Julho, os bombeiros tiveram de acorrer a cinco incêndios que iam deflagrando à medida que os outros estavam em vias de ser extintos e em pontos opostos a estes, revelando que o presumível autor destes actos "conhece bem a actuação dos bombeiros e o tempo que o helicóptero leva a esgotar a água", afirmou.

Ramiro Matos lamentou que a legislação seja distinta quando se trata de fogos florestais de situações como estas que decorrem em zona urbana, para as quais só é considerado o crime de dano, que apenas permite a actuação do Ministério Público e da PSP se houver apresentação de queixa, por se tratar de crime semi-público.

"Infelizmente nenhuma das ocorrências se registou em terrenos do município e nenhum dos proprietários afectados apresentou ainda queixa", o que impede a realização de diligências que permitam apanhar o suspeito, adiantou.

Segundo disse, há referências a um carro, mas, se não for apresentada queixa, a PSP não pode proceder a interrogatórios.

Para já, a Protecção Civil vai reforçar as acções de vigilância, com um grupo de Jovens Voluntários para a Floresta, com a presença de uma equipa dos bombeiros "Canarinhos" e com o sobrevoo da zona pelo avião que se encontra estacionado no concelho, afirmou.

O comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, José Alberto Vitorino, afirmou que "estranhamos muito a sequência dos incêndios, todos os dias têm havido fogos, muitos deles nas mesmas zonas, como foi o caso desta terça e quarta-feira com sucessivos incêndios na Ponte da Asseca".

O comandante dos Municipais de Santarém sublinha o reformo do dispositivo de combate a incêndios, com duas brigadas permanentes no concelho, uma nos Voluntários de Santarém e outra em Pernes.


“Compete às autoridades apurar
possível origem criminosa dos fogos”


O comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém afirma que "compete às autoridades apurar a possível origem criminosa dos sucessivos incêndios deflagrados nos arredores da cidade, mas o certo é que todos os dias tem havido vários fogos, alguns deles nas mesmas zonas".


O Ribatejo
 
Topo