• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Protege bem o seu filho?

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Antes dos 10 / 12 anos, a criança tem dificuldade em avaliar correctamente a que distância se encontra um carro, a que velocidade é que se está a aproximar e quanto tempo é que ela vai demorar a atravessar a rua. E não controlam os impulsos: atravessam a rua sem olhar. O que fazer então?

As crianças não têm a mesma capacidade de observar e interpretar os perigos que os adultos. Antes dos 10 a 12 anos, a criança tem dificuldade em avaliar correctamente a que distância se encontra um carro, a que velocidade é que esse carro se está a aproximar, quanto tempo é que ela vai demorar a atravessar a rua, etc. Paralelamente, a criança não é capaz de controlar bem os seus impulsos. É perfeitamente previsível que, nas zonas onde há muitas crianças, ou onde elas brincam, acabe por haver algumas que atravessam a rua a correr e sem olhar, ou que venham brincar para o meio dos carros estacionados.
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Cuidados a ter: proteja os seus filhos

Escolha locais para eles brincarem isolados do trânsito ou nas imediações onde só haja trânsito a baixa velocidade.

Estude com eles os caminhos mais seguros para ir para a escola. Ensine-os a andar na rua e a atravessá-la. Devem usar a passadeira, esperar pelo verde para os peões, olhar para a esquerda e para a direita e nunca atravessar a rua a correr. Lembre-se que você é um modelo para eles - dê-lhes bons exemplos atravessando sempre nas passadeiras e respeitando os semáforos.

Lembre-se que as crianças são apenas crianças e comportam-se como tal. Seja interveniente e exija um ambiente rodoviário mais seguro para elas. Reduza também o risco para as crianças – conduza bem e não estacione nas passadeiras ou nos passeios.
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
O capacete reduz em 80 % os traumatismos cranianos

Andar de triciclo e de bicicleta são actividades saudáveis e importantes para o desenvolvimento físico e motor da criança, bem como da sua autonomia.

No entanto, os automóveis e as quedas representam perigos reais para os seus filhos. Proteja-os, fazendo-os utilizar equipamento de segurança, aumentando a sua visibilidade e escolhendo locais adequados para eles andarem de triciclo e de bicicleta.

Se a criança não usar qualquer protecção, todas as quedas podem ser extremamente perigosas. O capacete reduz em 80% os traumatismos cranianos, pelo que diminui muito a probabilidade de ferimentos graves ou morte na sequência de um atropelamento ou de uma queda. Por isso é um equipamento essencial.

Para as crianças que andam de triciclo, usar um capacete também é importante. Elas são ainda mais frágeis que as crianças mais velhas e o capacete protege-as caso haja uma queda provocada por um choque com uma pessoa ou objecto (outro triciclo, uma bicicleta, etc.) Para além disso, “de pequenino é que se torce o pepino” – se a criança compreender a necessidade de se proteger e se habituar a fazê-lo desde cedo, tudo será mais fácil no futuro.

Escolha um modelo de capacete para ciclista aprovado segundo as normas europeias, bem ventilado e que seja atraente para que a criança o queira usar. Certifique-se que ela o usa sempre e que o tem sempre bem apertado, pois caso contrário não estará protegida contra as lesões mais graves. Luvas, joalheiras e cotoveleiras também podem ajudar a evitar ferimentos e lesões nas articulações.
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Visibilidade

Ser visto é um factor essencial na segurança rodoviária. Aumente a segurança dos seus filhos – compre uma bicicleta equipada com luzes e reflectores ou instale-os se ela não os tiver e vista roupas claras às crianças. Um capacete com cores garridas também ajuda.

Os ciclistas que possam utilizar as ruas à noite, para além de terem que ter as bicicletas equipadas com luzes à frente e atrás, devem também utilizar uma ou duas faixas reflectoras nos tornozelos. Os tornozelos são o melhor sítio para colocar as faixas reflectoras pois são visíveis de todos os ângulos, porque são mais facilmente iluminados pelos faróis por estarem mais abaixo que o resto do corpo e porque o seu movimento de sobe e desce chama a atenção.
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Locais seguros

Antes dos doze anos as crianças não devem circular na estrada, pois não têm ainda capacidade de se integrar no trânsito de uma forma segura. A criança deve saber as regras essenciais de trânsito, mas não se esqueça que as crianças são apenas crianças e que se comportam de acordo com as limitações físicas e psíquicas próprias da idade.

Para os seus filhos andarem de bicicleta, escolha locais afastados do trânsito automóvel ou onde existam pistas para bicicletas. Não se esqueça que não será possível para si estar sempre ao pé da bicicleta para poder intervir e evitar um acidente. Escolher um local seguro é muito importante.

Seja um cidadão interveniente. Contribua para a melhoria da qualidade de vida de todos e para uma maior segurança para as crianças, exigindo, junto da sua câmara municipal e restantes autoridades, um melhor planeamento urbano e a definição de zonas de trânsito condicionado e de limites de velocidade adequados nas imediações das zonas de lazer. Exija ainda a criação de vias especiais para bicicletas convenientemente separadas do trânsito automóvel nos percursos onde isso se justifique, tal como nas zonas residenciais, de lazer e ligações a escolas.



Mais informações:

APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil
w*w.apsi.org.pt – apsi@apsi.org.pt
Fax. 218 881 600
Telf. 218 870 161
Vila Berta, 7 – R/C Esq., 1170 – 400 Lisboa


Fonte: Jornal do Centro de Saúde
 
Topo