Portal Chamar Táxi

Publicação online do Infarmed reitera as recomendações contra a realização de tatuagens temporárias de henna negra.

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,985
Gostos Recebidos
0



Publicação online do Infarmed reitera as recomendações contra a realização de tatuagens temporárias de henna negra.



A última edição da publicação online "Saiba mais sobre", de abril de 2012, do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, alerta para o perigo da realização de tatuagens temporárias de henna negra.


No verão, os artistas de tatuagens de henna negra visitam eventos como feiras, festivais e zonas turísticas para prestar os seus serviços.


Estas tatuagens temporárias que imitam “tatuagens tribais” são extremamente populares e têm muita procura entre as camadas jovens.


A aplicação de tatuagens de henna negra são lembranças muito populares e a vontade do momento encoraja a ignorar os riscos para a saúde. Como a cor da henna natural não é muito apreciada, para torná-la mais escura e aumentar a sua durabilidade, são adicionados corantes que podem dar origem a efeitos indesejáveis graves.


Estes efeitos podem permanecer por várias semanas e a sua sensibilização é definitiva e irreversível, podendo reaparecer através do contacto com tintas para o cabelo, vestuário ou calçado de borracha que contenham este corante.


O Infarmed reitera as recomendações contra a realização de tatuagens temporárias de henna negra.


Perigos das tatuagens de henna negra


O que são tatuagens de henna negra?


As tatuagens de henna negra ou tatuagens temporárias não são verdadeiras tatuagens, são, de facto, pinturas aplicadas na pele.


Uma tatuagem verdadeira é injetada debaixo da pele e é permanente. As tatuagens de henna negra são temporárias e desaparecem passadas algumas semanas.


Para alcançar a cor negra da tatuagem e para aumentar a sua durabilidade são adicionadas elevadas concentrações de corantes. Estes ingredientes podem ter origens naturais como índigo ou mesmo corantes sintéticos (um dos mais frequentemente utilizados é a Parafenilenodiamina).


O que é Parafenilenodiamina (PPD)?



A PPD é um aditivo ilegal da pasta de henna para alcançar um efeito mais rápido e uma cor negra mais intensa da tatuagem temporária.


Quais os riscos das tatuagens de henna negra?



Os sintomas aparecem após alguns dias ou algumas semanas. Podem limitar-se à zona da tatuagem ou estender-se a todo o corpo. Podem ser graves e muitas vezes necessitam de intervenção médica urgente ou mesmo hospitalização.


Os dermatologistas alertam para um aumento crescente de eczemas alérgicos relacionados com esta prática e recomendam às pessoas que sofram estas reações a consulta de um médico.


Quais são as consequências da sensibilização aos corantes existentes nas tatuagens de henna negra?



Alguns indivíduos podem adquirir polissensibilização, irreversível a estas substâncias. Tal é particularmente preocupante uma vez que estas substâncias são usadas em quantidades seguras em vários produtos, tais como tintas capilares, borracha, roupa e sapatos.


Uma vez sensibilizados, qualquer contacto destes indivíduos com estes produtos pode desencadear respostas alérgicas graves que, em alguns casos, podem exigir intervenção médica urgente ou até hospitalização.


Esta sensibilização pode levar à exclusão da prática de determinadas profissões, nomeadamente, cabeleireiro.


No dia a dia, os indivíduos sensibilizados têm de se manter continuamente em alerta para evitar a utilização de produtos contendo estas substâncias de modo a prevenir respostas alérgicas.






portaldasaude
 
Topo