Portal Chamar Táxi

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?

• Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
A Marginal que eu conheço tem actualmente várias rotundas.
no passado era tudo a direito... lembro-me das grandes velocidades atingidas aí nessa estrada nos anos 80 e princípios de 90... era só ver alguns carros a voar para o rio Tejo.:shy_4_02:

Zob

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2010
Gostos Recebidos
0
Bem, até parecia que alguém estava estava a escrever sobre o governo e o
estado da nação. Pode parecer curioso, mas até está relacionado, lol.

Zob

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2010
Gostos Recebidos
0
Refiro-me ao comentário de Luana, sorry sou novato aqui.

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
Boas.
Uma das causas que eu aponto para a sinistralidade é a baixa escolarização dos condutores que se traduz na prática no descohecimento de algumas leis da física ou seja do movimento, que na prática leva aos condutores a não terem a noção da velocidade adequada ao piso e ao peso do carro com carga por exemplo.
Veja-se o exemplo do camião cisterna transportado ácido clorídrico que se dispoistou numa curva, veja-se o camião com lamas que também se dispistou. certamente que estes condutores deviam ter mais cuidado com a velocidade a que andam na estrada, pois se transportam pesadas cargas e por vezes perigosas deviam andar a velocidades bem reduzidas, mas não é isso que fazem. Até é frequente verem-se ultrapassagens com camiões, a grande velocidade.

Esta opinião do membro antena2007, faz-me recordar um caso alguns anos atras: eu conduzia o meu automóvel a 160 km/h na auto-estrada (A-1), ligação Porto-Lisboa, quando de repente, surgiu-me um camião TIR, à minha frente, na mesma via. perante isto, não me foi permitido parar atrás do camião devido à minha velocidade excessiva, e tive de ultrapasar a viatura. entretanto, atrás de mim, curiosamente, vinham 3 topos de gama (mercedes, bmw e audi), conduzidos por indivíduos vestidos de fato a gravata, aparentando ser cultos e educados. ao aperceberem-se da minha manobra, reduziram a velocidade, devido presumo eu, as distâncias calculadas por eles, o que permitiu facilitar a minha vida. caso contrário, não estaria aqui a contar a minha história.

Outro caso ocorreu na IC-19, quando eu vinha a conduzir o meu carro a 120km/h, e ao ver um camião à minha frente, reduzi a velocidade, e tentei ultrapassar. mas ao avistar pelo espelho, um mercedes a alta velocidade conduzido por um tipo de aspecto rude, com duas palas nos olhos, aparentando má instrução e educação, não ultrapassei o camião. para evitar o acidente que poderia envolver a minha viatura e a dele, tomei medidas, calculando a distância e a velocidade das viaturas, reduzindo a minha velocidade. este é um pormenor que não se vê todos os dias nas estradas. o membro antena2007 mencionou a baixa escolaridade, eu citarei apenas a má formação independentemente da escolaridade. é sem dúvida um problema cultural do povo portugues.:espi28:

Última edição:

Chichafole

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 3, 2009
Gostos Recebidos
0
A causa do elevado numero de acidentes em Portugal, está na pressa dos condutores. Douvos só um exemplo:- repare-se na velocidade que os condutores andam nas retundas!...anda-se nas retundas com tanta velocidade como que pensando: tenho prerioridade acelero quem me bater paga... esso é um erro porque a prioridade nunca é absoluta!

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Gostos Recebidos
77
faço das palavras do amigo Mjtc as minhas.

OMCR

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 9, 2008
Gostos Recebidos
0
Eu acho que são várias as causas dos acidentes rodoviários, mas o meu voto foi para Velocidade Excessiva e/ou Excesso de velocidade

el zorba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2008
Gostos Recebidos
0
Eu mencionei a falta de civismo dos condutores, mas penso que será um mix de causas que contribuem para este flagelo.

cumprs pessoal:shy_4_02:

bepal

GF Bronze
Entrou
Jun 28, 2011
Gostos Recebidos
0
drogas

para mim sao as drogas e o limite de volocidade e baixo a gente dorme ao volante a 120

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Gostos Recebidos
0
É a falta de fiscalização, como tudo em Portugal. Senão façam as contas verifiquem há quqntos anos tem carta de condução e foram mandados parar pela PSP ou GNR.

fermat
Saudações GForumdistas

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu penso que a principal causa dos acidentes são a falta de civismo juntamente com o excesso de velocidade.
Estes dois fatores juntos quando não são bem ponderados resultam sempre mal.
Se houve-se mais civismo e paciência por parte de alguns condutores ou talvez por parte de todos os condutores incluindo eu, penso que haveriam menos acidentes e até menos pequenos incidentes que também acontecem muito e muitas vezes não entram nas estatísticas.

delta1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Gostos Recebidos
0
1º Falta de Civismo
2º excesso de velocidade
3º excesso de viaturas

ruionze11

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2006
Gostos Recebidos
0
1º Falta de Civismo;
2º Excesso de velocidade;
3º Más condições de algumas estradas (piso muito degradado)

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Gostos Recebidos
160
Não devemos dissociar a falta de civismo à causas que lhe dão corpo e estão claramente na origem da grande maioria dos acidentes rodoviários, pelo menos dos mais graves , envolvento vítimas mortais e/ou feridos graves .

No contexto acima descrito, eu assinalaria as manobras perigosas como factor principal de causa !

helder caldeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Não me digão que é dos canecos que eu não acredito eu tomo alguns e nunca tive um acidente.

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Gostos Recebidos
160
Podemos ainda ver as causas , do elevado índice da sinistralidade rodoviária, desta forma :

A - > Manobras perigosas associadas :
1. ao excesso de velocidade
2. ao incumprimento das regras de trânsito

B -> Falta de civismo e de maturidade ,associadas :
1. ao excesso de álcool
2. à condução ofensiva

NOTA : como aqui alguém disse , de certa forma, que o consumo de álcool será um factor contribuitivo baixo, para a sinistralidade rodoviária, então eu lembro que o consumo de álcool, mesmo que moderadamente ,reduz na prática o tempo de reacção do condutor em situações de imprevisto e, se essa reacção for atrasada 1 segundo que seja , já poderá ser considerado bastante grave .

Vejamos por exemplo um veículo que circula a 80 Km/hora e com bom tempo . Nestas condições normais, entre o avistar o obstáculo e a iniciar a travagem o veículo já percorreu 15 metros . Depois de accionada a travagem , e a partir deste ponto, o veículo vai precisar de mais 37 metros para parar . Se houverem condições físicas [ cansaço - álcool ] que atrasem o tempo de reacção do condutor [ avistar obstáculo + travar ] podem calcular já a extensão , de via, necessária para que o veículo se possa imobilizar ... recordo que além de ser necessário parar em determinado espaço e tempo pode acontecer que não sendo essa paragem conseguida e/ou segura há que contornar o obstáculo ,sendo que todos os sentidos , bem apurados, poderão ser insuficientes ... e, acreditem que aqui , o consumo de álcool , faz toda a diferença ...

Gige

GF Prata
Entrou
Fev 16, 2013
Gostos Recebidos
0
Consumo de alcool, sem qualquer dúvida..

Mesmo eu que tb bebo.. Posso ser um campeão e sem acidentes até ao momento, mas sei ver que se estivesse sóbrio estaria muito mais seguro na estrada..

Já conheci pessoas embriagadas, conduziam a 20/hora e outras a 120/hora... todos são diferentes, mas embriagados, ninguem está seguro.. nem ninguem é campeão da estrada..

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Gostos Recebidos
0
E a gansa não é !!!!!:whistle1b.gif: