- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,708
- Gostos Recebidos
- 1,228
A cada ejaculação acha que tem pouca ou muita quantidade de sémen? A verdade é que existem vários fatores que podem influenciar a produção. Contudo, existe uma quantidade considerada normal, e média, que pode dar alguns sinais de que está tudo bem ou, pelo contrário, que precisa de algum conselho médico.
Sarah Mulindwa é especialista em saúde sexual e ao jornal Metro revelou qual a quantidade de sémen que é considerada normal em cada ejaculação. Conheça ainda alguns hábitos que podem ajudar a aumentar a quantidade que está a produzir.
A quantidade ideal de sémen
A especialista começa por dizer que não exista uma regra nem uma medida típica. Contudo, existem valores médios que podem servir como referência. “A maioria dos homens ejacula entre 2 ml e 5 ml por orgasmo, o que equivale aproximadamente a meia colher de chá a uma colher de chá cheia.”
Revela ainda que “qualquer volume consistentemente abaixo de 1,5 ml a 2 ml geralmente é classificado como baixo, enquanto mais de 5 ml não é prejudicial, mas também não é particularmente comum”.
E podem existir diferenças por idade?
Em relação a idade, Sarah Mulindwa conta que a produção de sémen é algo que pode diminuir de acordo com o avançar da idade. "Um homem saudável na faixa dos 20 anos geralmente produz entre 2,5 ml e 4 ml de sémen, o que equivale a aproximadamente uma colher de chá.”
Diz também que na casa dos 30 anos a situação é muito semelhante apesar de algumas variações serem notadas. Já aos 50 anos, “o volume pode diminuir um pouco devido a alterações hormonais, mas não deve cair repentinamente para apenas algumas gotas e muitos homens ainda produzem de 2 ml a 3 ml sem grandes problemas”.
Sarah Mulindwa explica que hipospermia é o nome da condição em que o sémen é muito baixo, com menos de 1,5 ml por cada ejaculação ao longo de vários meses e semanas. A quantidade será sempre maior se esperar algum tempo entre cada ejaculação.
Menos sémen é problemático?
"As vesículas seminais e a próstata simplesmente podem ainda não tiveram tempo de repor os fluidos. Após a ejaculação, o volume geralmente volta ao nível normal após 24 a 48 horas”, continua a especialista.
“Ter mais sémen não significa necessariamente melhor sexo, maior fertilidade ou orgasmos mais intensos. No entanto, se alguém notar uma mudança repentina, desconforto ou volume baixo persistente, deve procurar um médico.”
O que pode influenciar a quantidade de sémen?
Existem vários fatores que podem estar a fazer com que tenha uma maior ou menor quantidade de sémen em cada ejaculação. A hidratação é um deles. “O sémen é composto principalmente de água, então, se estiver desidratado, o seu corpo simplesmente terá menos líquido disponível para trabalhar.”
Por outro lado, também os níveis de testosterona têm um papel importante. Por outro lado, a saúde da próstata tem também alguma influência. Existem ainda alguns medicamentos que podem afetar esta produção bem como os níveis de stress.
Beber água com regularidade, espaçar mais as ejaculações, dormir bem e controlar o stress são algumas das formas de aumentar a quantidade de sémen produzida.
IN:NM
