• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual será o problema?

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Boas amigos!

Tenho que arranjar o PC do meu sobrinho, e não vejo o problema:

- Ligo o gajo, não aparece nada no monitor, nem sequer as primeiras letras atá à BIOS.

- PEnsei eu que fosse da fonte de alimentação, mas julgo não ser, está a trablhar, fazer barulho e ventoinha a trabalhar, será que mesmo assim pode estar avariado?

- Abri o PC, tirei todos os componentes do sitio, limpei-os todos e recoloquei nos lugares, voltei a ligar o PC, tudo na mesma.

- Num dos componentes, aqueles que ligam da fonte de alimentação à motherboard(existem 2, o maior de 12 pinos, e um outro quadrado de 4 pinos), o connector quadrado, 2 dos pinos encontram-se meios negros, julgo estar queimado, será esse o problema? Se sim, como vou saber se queimou a fonte de alimentação ou motherboard.

A motherboard é PC Chips AMD, julgo com socket A...

Se alguem puder ajudar, agradecia.

Mostro algumas fotos pra tentarem ver o problem.



Cumpr.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
tens de dar mais sintomas; por exemplo: o pc ao ligares da BIPs?? ... quantos bips dá?? se for o caso de dar bips , conta-os e ve a cadencia deles para ajudar a diagnosticar o problema.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
esse conector quadrado é o que alimenta o processador salvo erro , pois nao consigo ver bem a foto. esse conector se esta negro ou adou frouxo mto tempo e como tal a fazer mau contacto com os pinos da board ou entao o processador ta em curto circuito e provocou esse sobreaquecimento. experimeta medir a fonte de alimentaçao com um multimetro com tudo ligado e aplcando as pontas de prova precisamente nesse conector desligado, depois coloca aqui o resultado, e nao te esqueças de verificar os Bips da torre.
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Nõ dá qualquer bips.

e a luz que está fora, na caixa do PC, verifiquei que agora apenas dá uma, e dantes dava as duas, dá a luz laranja, e a outra uma azul, não dá.

não tenho multimetro para medir... posso fazer doutra maneira?

cumpr
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
se nao da qualquer bip entao o caso é um pouco mais grave, o processador deve ter entregue a alma ao criador neste caso a AMD. No entanto é conveniente antes de tirarmos conclusoes precipitadas que verifiques as tensoes na fonte de aliemtaçao já que dizes q os ventiladores funcionam, verifica as tensoes com um multimetro com o conector de 20/24 pinos colocado na board colocando a ponte de prova preta do multimetro num dos fios pretos e a ponta vermelha do multimetro coloca em todos os fios de cor amarelos, vermelhos e laranjas isto com os ventiladores a trabalhar e os conectores todos ligados na board. deveras ter tensoes de 3.3V ...5 V ...-5V , 12V. caso esteja tudo correcto retira o processador do socket e volta a alimentar o PC e ve se ouves bips e se a Bios da algum sinal de vida.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
o multimetro é imprescindivel para verificares as tensoes da fonte de alimentaçao... tenta arranjar quem te empreste um.
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Boas
ainda não tive hipotese de arranjar um multimetro, pra medir a fonte de alimentação.

Hoje continuei a ver, e desliguei tudo, ou seja tirei os cabos das conecções e apenas deixei a RAM, continuou na mesma, tudo negro, nem sequer as primeiras letras até à BIOS, nada, mas a fonte de alimentação estava a trabalhar e a ventoínha do processador também, depois tirei as RAM, tudo na mesma, NADA, daí duvido que o problema seja da fonte de alimentação, no entanto é necessário medir a tensão da fonte de modo a saber se tem energia suficiente para carregar a motherboard.

Antes do apagão total, já estava com problemas, chegava ao sistema XP e depois ficava a Azul, depois andei a reiniciar algumas vezes e depois jagora tudo negro, falei com colega meu, diz que era a placa gráfica, para tirar-la, mas a placa é onboard e a partir daí deve ter keimado a motherboard toda.... :(

Alguem tem dicas??
Cumpr.
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Sim mete uma Grafica sem ser onboard.

E desligas os discos e reset a bios
e depois ligas
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Sim mete uma Grafica sem ser onboard.

E desligas os discos e reset a bios
e depois ligas

Boas migo,

fiz isso, e continua na mesma.
Chego à conclusão que é mesmo da motherboard. já estou a ver umas....

agora tenho outra questão, os processadores amd, dá para aproveitar? é que já estive a desmontar tudo e reparo que o processador está todo soldado. Se sim, como posso fazer a transição?

Obrigado amigos toolboy e deltafi

cumpr
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Aqui mostro as fotos para verem que o processador está soldado à motherboard.

Já me disseram que já não dá para aproveitar, dar dá, mas tinha que dessoldar cada pin e voltar a soldar e nunca se sabiria que ficasse bem, por isso decido comprar um novo.

1ª foto a parte da frente da board, 2ª a de tráz da board.

Obrigado amigos
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
A mim cheira me a tanga ainda nao conheci nenhum cpu que fosse de soldar a board, esse ira ser o primeiro
A mim cheira me a esturro.
 

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Mensagens
8,173
Gostos Recebidos
0
A mim cheira me a tanga ainda nao conheci nenhum cpu que fosse de soldar a board, esse ira ser o primeiro
A mim cheira me a esturro.


Já somos 2, soldados nunca vi e já me passaram muitos computadores pelas maos...


cumps: roberts
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Caros amigos

parece que cheira a esturro mesmo...... :naodigas:

É assim, tirei a ventoinha e a peça que estava onde estava a ventoinha(julgo massa), e o processador ficou em baixo, e a verdade é que não consigui tirar o CPU, está mesmo pegado À Board, no entanto, deixei hoje a board num perito e vai ver o que se passa, mas nada me disse até agora, amanhã saberei algo. Segundo o que me diz, parece que o processador derreteu e ficou pegado à board, daí não sair facilmente.

Amanhã direi o que o perito dirá....

cumpr.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
tb ja perdi o conto aos pcs q me passaram pelas maos e nunca vi nenhum processador soldado directamente na board. no tempo dos pentiuns 1, 2 e 3 havia uns processadores soldados numa placa PCB que por sua vez encaixava num slot da board , iso sim , agora directamente soldados na board nunca vi. Quanto ao processador ter fundido e pifado , isso ja eu te tinha dito q devia ter acontecido pois no estado em q estava o conector da fonte q estava negro ,que alimenta o processador , era sinonimo de ter havido curto circuito no processador.
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

CPU soldados em board ate agora so visto nos portateis, mas tb em barbones da HP

Mas nada que uma busca por " AMD CPU onboard " na google para descobrir que tambem existem em soluções desktop de outras marcas.
 
Topo