• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quando o bebé bolça…

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





Quando o bebé bolça…





img1_33ef701c8059391708f1c3ddbe9f1f81.jpg





Quase todos os bebés bolçam nos primeiros meses de vida, quando são apenas alimentados a leite. É natural, mas pode ser prevenido com alguns gestos simples. Saiba como!



Bolçar é normal

Não há bebé que, uma vez por outra, não bolce: é normal. O leite sobe para a boca porque a válvula que fecha a passagem para o estômago ainda se abre facilmente e o estômago ainda é pequeno, sem capacidade para receber muito alimento.

Ora, o bebé bolça, quase sempre, porque comeu demais, demasiado depressa ou porque engoliu muito ar.

Em resultado, uma porção de leite, misturado com saliva, acaba por sair pela boca. Acontece mais por volta dos 4 meses de idade e tende a desaparecer até ao final do primeiro ano de vida.

O bolçado é esbranquiçado e pode ser mais líquido ou apresentar alguns grumos. Se o bebé for amamentado com leite materno, pode conter vestígios de sangue, o que não é necessariamente preocupante, podendo ser apenas sinal de que os mamilos da mãe estão gretados.


Mas atenção...

Quase sempre a quantidade de líquido bolçado é pequena, só que, para os pais, parece maior. Mas, se o bebé não mostra desconforto, se não parece ter fome e aguenta bem até à próxima refeição, se está bemdisposto e aumenta de peso, então não inspira cuidado.

Pode acontecer, porém, que o bolçado seja demasiado frequente e abundante. Nesse caso, há que estar atento a sinais que podem representar doença:

› Febre
› Diarreia
› Vómitos
› Menos urina
› Perda de apetite e de peso
› Menos activo


Perante estes sinais, há que levar o bebé ao médico.


Antes que bolce...

Adopte alguns cuidados para evitar que o bebé bolce com frequência: São gestos simples de pôr em prática mas que resultam. E quando o bebé começa a ingerir alimentos sólidos, o bolçado torna-se menos frequente até que desaparece.





medicosdeportugal
 
Topo