Portal Chamar Táxi

Informação Quando ressonar é sinal de alerta e motivo para ir ao médico

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,750
Gostos Recebidos
1,156
naom_690c66b5eb9f2.webp


Ressonar é algo comum e para algumas pessoas sem motivo de preocupação aparente. Poderá ter companheiros ou colegas de casa de têm um respirar mais intenso e achar que está tudo bem, mas pode não ser assim. Existem sinais que podem ser preocupantes e que revelam a necessidade de algum acompanhamento.

O médico Girish Anand revelou ao 'website' Only My Health quando é que ressoar é motivo de preocupação. "Roncar pode ser motivo de preocupação, especialmente se for alto, frequente ou acompanhado de pausas na respiração", alerta.

Ressoar pode indicar problemas de saúde

“Roncos leves e ocasionais geralmente são inofensivos, mas roncos regulares podem indicar apneia obstrutiva do sono, uma condição na qual as vias sanais ficam parcialmente bloqueadas durante o sono”, continua o médico

Se o ressonar for frequente, "pode reduzir os níveis de oxigénio no corpo, piorar o sono, levar ao cansaço diurno, dificuldade de concentração e alterações de humor". Assim, aconselha alguma cautela com este problema uma vez que pode estar associada a outras questões.

"Poderá aumentar o risco de hipertensão, problemas cardíacos, AVC e diabetes. Fatores como obesidade, tabaco e consumo de álcool podem piorar o ronco. Se for persistente ou intenso, é importante consultar um médico para umaavaliação e possível tratamento."



Ressonar. É possível prevenir?

O especialista revelou que existem formas de conseguir prevenir o ronco e evitar que seja persistente. "Manter as vias nasais desobstruídas, parar de fumar e praticar bons hábitos de sono podem ajudar."

"Em alguns casos, o uso de almofadas especiais, dispositivos orais ou tratamentos médicos pode ser necessário para reduzir o ronco. Mantenha um peso saudável, evite álcool e sedativos antes de dormir e durma de lado", continua o especialista.

Passa a noite a ressonar? Esta é a melhor posição para dormir

Dormir ao lado de alguém que ressona pode se bastante incomodativo. Acaba por não conseguir descansar em condições e estar sempre a dar toques ao parceiro. Às vezes, uma mudança de posição acaba por aliviar a questão durante algum tempo. Um especialista explica como deve fazer.

Existem alguns produtos no mercado para limpar as vias nasais, como 'sprays' ou tiras que se colam na parte superior do nariz. A recomendação de Scott Kutscher, especialista do sono, passa por dormir de lado e nem só.

“Deve deitar-se de lado ou com a cabeça elevada, nunca de costas. Objetivo é que a gravidade não empurre a via aérea para baixo e a feche, levando ao ressonar”, explica.

Apesar da dica, o médico refere que se for um problema recorrente o melhor é ir ao médico para perceber se pode ter a chamada apneia do sono. Este distúrbio faz com que a respiração pare e recomece de forma repentina, o que pode levar ao ronco durante a noite.

Existe uma ligação entre a apneia do sono e outros problemas de saúde, como a obesidade, a ansiedade e a depressão.

IN:NM
 
Topo