• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quatro mortos em acidente de comboio português na Galiza

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
38,079
Gostos Recebidos
826
O descarrilamento do comboio de passageiros que liga Porto a Vigo, Espanha, causou pelo menos três mortos, esta sexta-feira de manhã. Uma das vítimas mortais será o maquinista, português.

O acidente ocorreu nas imediações da estação espanhola de Porriño, cerca das 9.30 horas da manhã, hora local, 8.30 horas em Portugal continental.

A presidente a Câmara de Porrino, Eva Garcia de la Torre, confirmou que há pelo menos quatro vítimas mortais e que entre estas está o maquinista, de 45 anos, de nacionalidade portuguesa. "Há mais de 50 feridos, alguns em estado muito grave", disse Eva Maria de La Torre.

A Adif, a empresa que gere as infraestruturas ferroviárias em Espanha, confirmou que o comboio e o maquinista são portuguesas, mas não especificou a nacionalidade ou a identidade das vítimas.

Seguno Eva Garcia de la Torre disse, ao jornal "El País", que o acidente ocorreu à saída de uma curva "que não tem má visibilidade".

A composição descarrilou à entrada da estação de Porriño e embateu contra um poste de eletricidade. Antes, terá embatido num poste Está em curso ainda a operação de socorro. Algumas vítimas foram retiradas de helicóptero.

O comboio, com cinco carruagens, procedia de Vigo com destino ao Porto, com 60 pessoas a bordo.

A Adif expressou condolências às famílias das vítimas e anunciou que abriu um inquérito ao acidente.

O vice-presidente da Junta Autónoma da da Galiza, Alfonso Rueda, deslocou-se para o local. A entidade expressou, também, condolências às vítimas.

O comboio com 63 passageiros a bordo era da CP portuguesa e fazia o trajeto Vigo-Porto partilhado com a Renfe espanhola na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em 2011.

O comboio partiu de Vigo às 9.02 horas (8.02 em Portugal continental) e tinha chegada prevista para o Porto às 10.12.

Uma grande operação de socorro foi mobilizada para o local. Segundo a Junta Autónoma da Galiza, dois helicópteros ajudam no socorro. No terreno estão, ainda, três ambulâncias de suporte imediato de vida (UVI móbil de Vigo, Mos e Pontevedra), 10 ambulâncias e um veículo de apoio logístico.

IN:JN
 
Topo