- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,907
- Gostos Recebidos
- 1,235
As temperaturas baixas desta época do ano pedem bebidas quentes, mas a sua língua nem sempre pode achar muita piada.
Seja a provar alimentos quentes enquanto cozinha ou a experimentar bebidas e sopas quentes, queimar a língua pode ter um impacto rápido, mas o efeito pode chegar a prolongar-se durante várias horas.
Para evitar o desconforto prolongado, os especialistas do Very Well Health deixam algumas recomendações e uma lista de coisas que tem mesmo de evitar.
Dicas para aliviar e tratar queimaduras na língua
Enxágue com esta solução simples e caseira
Misture um colher de chá de sal numa caneca de água morna e enxágue suavemente. Estes especialistas garantem que as "propriedades antissépticas naturais do sal podem reduzir a dor, o inchaço e outros sintomas de queimadura".
A água morna oferece "um benefício adicional ao melhorar a sobrevivência dos tecidos no local da queimadura, o que pode limitar os danos após a queimadura".
Utilize água fria desta forma
Passe um jato de água fria sobre a língua em intervalos de 20 minutos durante, pelo menos, três horas.
A água fria ajuda a "aliviar a dor, a reduzir a propagação do calor e limitar a profundidade da queimadura". Além disso, referem que também "ajuda a acelerar a formação de uma nova pele sobre uma ferida, que é o primeiro passo na cicatrização da ferida".
A desculpa indicada para comer doces
Doces podem curar! Gelados podem "ajudar a aliviar a dor e prevenir bolhas e queimaduras na língua". No entanto, deve consumir com moderação e não de forma prolongada, visto que o gelo pode proporcionar o efeito contrário e acabar por queimar ainda mais.
Ingira uma boa quantidade de vitamina E
Alimentos como abacate ou salmão, ricos em vitamina E podem "promover o processo de cicatrização necessário para restaurar a língua". Em alternativa, estes especialistas sugerem que "esprema o conteúdo de uma cápsula líquida de vitamina E diretamente na língua".
Aplicar mel como revestimento da língua
O mel pode ser usado para acelerar a cicatrização de feridas em queimaduras na língua. "No tratamento de queimaduras superficiais e de espessura parcial na língua, o tratamento com mel pode controlar a infecção de forma positiva".
Beba bastante leite
"O leite de vaca é uma fonte rica em cálcio, que pode desempenhar um papel fundamental na aceleração da cicatrização e na melhoria da qualidade após a cicatrização".
O que deve mesmo evitar quando tem a língua queimada
Elixires à base de álcool
Bebidas com gás
Frutas e sumos à base de cítricos
Alimentos duros
Alimentos e bebidas quentes
Pastas de dentes
Alimentos apimentados
Tabaco
Apesar destas recomendações, deve ter em conta o tipo de queimadura. Se não passar em poucas horas, deve consultar um médico.
IN:NM
