- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,797
- Gostos Recebidos
- 1,230
Quem tem a tensão alta tem de parar de beber café? A resposta - geral - dos médicos é que não. Na verdade, aqui a palavra chave será a moderação, conforme destaca um artigo do Science Alert.
O que é a pressão alta?
A pressão alta é a força que o sangue exerce nas paredes das artérias quando o coração o bombeia. Esta é medida através de dois valores:
- O primeiro (e mais importante) é a pressão arterial sistólica, que é a força gerada quando o coração se contrai e bombeia o sangue para o corpo;
- O segundo é a pressão arterial diastólica, que é a força exercida pelo coração quando relaxa e se enche de sangue novamente.
A pressão arterial normal é definida como pressão arterial sistólica inferior a 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e pressão arterial diastólica inferior a 80 mmHg.
De que forma o café afeta a pressão arterial?
A cafeína presente no café é um estimulante muscular que aumenta a frequência cardíaca em algumas pessoas. Isto pode contribuir para o desenvolvimento de batimentos cardíacos irregulares, conhecidos como arritmia.
A cafeína estimula também as glândulas supra-renais a libertarem adrenalina, levando a que o coração bata mais rápido e a que os vasos sanguíneos se contraiam, o que aumenta a pressão arterial.
Os níveis de cafeína no sangue atingem o pico 30 minutos a duas horas após se beber um café.
O café pode causar hipertensão?
Numa revisão de 13 estudos, que incluíram 315 mil pessoas, os investigadores examinaram as associações entre o consumo de café e o risco de hipertensão.
Durante o período de acompanhamento do estudo, 64.650 pessoas desenvolveram hipertensão, sendo que pesquisadores concluíram que o consumo de café não estava associado a um maior risco de desenvolver a doença.
Mesmo quando se analisaram os dados por género, quantidade de café, descafeinado versus com cafeína e tabagismo, o consumo de café ainda não foi associado a um risco mais elevado de desenvolver hipertensão.
Claro que deverá sempre consultar o seu médico antes de tomar qualquer decisão, uma vez que os valores poderão variar caso a caso.
Pressão alta? Dicas para quem quer continuar a beber café
- Saiba qual é a sua pressão arterial, histórico de saúde e os alimentos e bebidas que contêm cafeína;
- Deverá ter conhecimento de todos os fatores de influenciam a sua pressão arterial, como histórico familiar, dieta, sal e atividade física. A tomada de decisões conscientes é de grande importância;
- Analise de que forma a cafeína o afeta e evita consumir café antes de medir a pressão arterial;
- Evite beber café à tarde para que o seu sono não seja afetado;
- Modere o consumo de café, nunca ultrapassando os 2/3 por dia;
