- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,797
- Gostos Recebidos
- 1,230
Isto não faz de si um vampiro, nem o assemelha a qualquer outro ser mágico ou eterno, mas este hábito vai ajudá-lo a prolongar 11 anos de vida — garantidamente com mais saúde!
"Embora as condições socioeconómicas e as condições básicas de saúde impactem os níveis de atividade", de acordo com o testemunho da médica Alisha Goodrum ao Prevention, esta é uma atividade física gratuita e "que beneficia a todos." Tudo o que precisa de passar a fazer é caminhar.
Como é que este hábito se relaciona com a longevidade?
Apesar de parecer um comportamento simples, caminhar pode ter um grande impacto na saúde, além de ajudar a anular o sedentarismo.
Os investigadores de um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine criaram um modelo matemático que consegue prever como diferentes níveis de atividade física podem influenciar o tempo de vida.
Nesta investigação monitorizaram-se e relacionaram-se, então, os estilos de vida dos participantes com 40 anos ou mais, durante quatro dias.
Ao comparar os participantes mais ativos com os mais sedentários, os investigadores descobriram que os mais ativos tendiam a ter uma esperança média de vida superior aos restantes. Descobriram que 25% das pessoas mais ativas do estudo caminhavam aproximadamente 160 minutos por dia. Com base nisso, estimaram que, se todas as pessoas aumentassem a sua atividade para esse nível, poderiam aumentar também a sua esperança média de vida de 78,6 para 84 anos — um aumento de mais de cinco anos.
No entanto, mesmo para os indivíduos menos ativos, se estes registassem ainda mais 111 minutos de caminhada por dia, "poderiam viver quase 11 anos a mais", explicam.
O que faz deste comportamento um hábito saudável?
Caminhar ajuda a prolongar a esperança média de vida, tendo em conta que é uma atividade associada a diversas melhorias na saúde.
O cardiologista Adedapo Iluyomade refere ao Prevention que caminhar é uma das formas mais acessíveis de atividade física. Além disso, "melhora a saúde cardiovascular, reduz a pressão arterial e ajuda a manter um peso saudável"
Caminhar regularmente pode também reduzir o risco de doenças crónicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.
E os benefícios não são apenas físicos, esta prática saudável também "apoia o bem-estar mental, reduzindo o stresse e melhorando o humor", remata o especialista.
IN:NM
