• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Rússia ameaça norte da Europa se receber equipamento nuclear dos EUA

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
35238430.jpg


"Não é necessário ser um estratega militar para perceber que isso representaria uma ameaça direta" para a Rússia, afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, Maria Zakharova.






"Naturalmente, [esses equipamentos] seriam, inevitavelmente, incluídos na lista de alvos legítimos em diferentes cenários de colisão direta", acrescentou.


A porta-voz, citada pela agência russa de notícias Interfax, sublinhou que as autoridades finlandesas "não informaram os seus cidadãos dos riscos que correm se permitirem a colocação dessas instalações" no país na sequência da sua adesão à Aliança Atlântica, em abril de 2023.


Zajarova criticou as palavras do Presidente finlandês, Alexander Stubb, que permitiu uma revisão das principais "linhas legislativas do país, que atualmente proíbem a colocação de armas militares em território finlandês" e afirmou que "esta [postura] preocupa a Rússia".


"Se este tipo de armas aparecer no norte da Europa, a segurança destes países não só não aumentará como sofrerá claramente um revés porque outros países do continente (...) terão de ter isso em conta", disse.


A Finlândia tem a fronteira terrestre mais longa da aliança militar com a Rússia - 1.340 quilómetros - e é um dos fornecedores europeus mais ativos de ajuda militar e civil à Ucrânia.

IN:NM
 
Topo