• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rússia: Moscovo jamais aceitará um mundo em que todas as decisões sejam tomadas pelos

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Rússia: Moscovo jamais aceitará um mundo em que todas as decisões sejam tomadas pelos EUA - Dimitri Medvedev

31 de Agosto de 2008, 17:14

Moscovo. 31 Ago (Lusa) - O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, declarou hoje que "a Rússia jamais aceitará uma organização do mundo em que todas as decisões sejam tomadas apenas pelos Estados Unidos, o que só provocaria conflitos.

A declaração de Medvedev constitui o segundo de "cinco princípios" em que a Rússia irá basear a sua política externa e que foram anunciados numa entrevista transmitida por três canais televisivos russos.

"O mundo deve multipolar. A unipolaridade é inaceitável", declarou o presidente russo, antes de afirmar que "a Rússia jamais aceitará uma organização do mundo em que todas as decisões sejam tomadas apenas pelos Estados Unidos. Semelhante mundo só provocará conflitos".

No primeiro príncipio apresentado, Medvedev tinha deixado uma referência ao respeito pelo Direito Internacional.

"Antes de tudo, a Rússia reconhece a primazia dos princípios fundamentais do Direito Internacional que definem as relações entre os povos civilizados", disse Dmitri Medvedev .

O terceiro "princípio" da política externa de Moscovo é o de que "a Rússia não quer confronto com nenhum país".

"A Rússia não tenciona isolar-se. Nós iremos desenvolver, até onde for possível, as nossas relações de amizade com a Europa, os Estados Unidos e outros países do mundo", acrescentou.

Por outro lado, o quarto ponto é o de que "a defesa da vida e da dignidade dos cidadãos russos, estejam onde estiverem, é uma prioridade incondicional".

"O quinto princípio são os interesses da Rússia nas regiões amigas", finalizou.

Dmitri Medvedev ameaçou que "a Rússia, em caso de necessidade, está pronta a aprovar leis sobre sanções contra outros Estados", mas ressalvou que "isso não é produtivo".

No decorrer da entrevista o dirigente russo também enunciou, pela primeira vez, o reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul.

JM.
Fonte:Lusa/Fim
 
Topo