• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Raças de Cães - LHASA APSO

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156


No passado propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, o Lhasa Apso guardava os templos e mosteiros do Tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que esse cão trazia sorte. Era crença geral que, após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por essa razão, o cão era considerado um animal sagrado.
O nome deriva de Lhasa, a capital do Tibete; a palavra "apso" significa sentinela que late. Quando o Dalai Lama passou a oferecer esse cão como presente a diplomatas, a raça se espalhou pelo mundo, fazendo do Lhasa um popular animal de estimação. A natureza alerta e obediente desse cão compensa o trato que seu longo pêlo dourado exige.


Tamanho: machos: de 25 a 28 centímetros; fêmeas: de 24 a 27 centímetros (na cernelha).
Aparência: corpo forte e compacto, com movimentos rápidos e diretos.

Pelagem e Cor: pelagem lisa, longa, espessa e firme, geralmente dividida no meio das costas. Todas as cores e combinações, com ou sem cores mais escuras na ponta das orelhas, são aceitáveis.

Cabeça: crânio ligeiramente arredondado, focinho reto; olhos de tamanho médio, castanho-escuros; orelhas baixas, com penugem.

Cauda: longa, com penugem, acentuadamente curva, alta, assentada no dorso.
 
Topo