• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Raças de Cães - SHETLAND SHEEPDOG

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156


O Shetland Sheepdog, descendente do Collie Escocês Pêlo Duro ou do Yakki islandês, desenvolveu-se nas Ilhas Shetland, distante das costas da Escócia. Trazido para essas ilhas por navios baleeiros, cuidava de rebanhos de pequenas ovelhas nativas. A raça atingiu sua forma moderna no início deste século, quando sua exportação mundial teve início.
Hoje, assemelha-se a seus primos da raça Collie, que têm um porte maior, mas não chega a crescer tanto. Atinge uma altura aproximada de 40 cm e tem pelagem longa, que exige trato freqüente. Devido a suas antigas características como pastor, é ágil corredor e saltador, sendo também um animal de estimação obediente e dócil.


Tamanho: machos e fêmeas: de 33 a 41 centímetros (na cernelha).
Aparência: corpo robusto, bem proporcionado, com movimentos ativos e rápidos.

Pelagem e Cor: pelagem longa, lisa, densa e áspera; pêlos macios na face, patas e pontas das orelhas; pelagem abundante ao redor do pescoço, cauda e patas traseiras. Cores: preto, preto-azulado ou preto intenso, com manchas brancas ou acobreadas.

Cabeça: crânio reto, focinho arredondado; olhos de tamanho médio, escuros e amendoados, com bordas escuras; orelhas pequenas e levantadas.

Cauda: longa, embandeirada, ligeiramente curva.
 
Topo