Portal Chamar Táxi

Receita de "Rebelde Way"parecida com a de "Morangos"

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
5,696
Gostos Recebidos
0
Um colégio algo elitista. Um grupo de estudantes alguns que se pautam por uma conduta convencionada como normativa, outros que se esgrimem pela imposição da sua irreverência. Conflitos geracionais entre pais e filhos, relações não raras vezes contaminadas de uma cacofonia comunicacional, onde o ruído é protagonista e se assume como a pólvora dos problemas. Amizades coloridas, com menos cor, ou mesmo sem laivos de qualquer tom. Professores populares, outros mal amados. Enfim, todo um corolário de ingredientes que a adolescência patenteia. Parece-lhe familiar no pequeno ecrã?

Falamos de "Rebelde Way", a próxima aposta da SIC na ficção nacional, herdada da anterior direcção, cujo formato foi importado se alicerça no original argentino. As semelhanças com a série juvenil da TVI "Morangos com açúcar" são óbvias, pese embora a estação de Queluz permaneça insondável sobre esta questão. Por sua vez, Maria João Mira, que esteve à frente da equipa de guionistas da primeira e segunda séries de "Morangos com açúcar", não assume a inspiração e argumenta "É natural que estas séries tenham características parecidas", atendendo ao público-alvo.

A guionista acrescenta que "se fizeram vários estudos de mercado na época" para se aferir dos "assuntos que poderiam interessar", sendo que várias pesquisas foram levadas a cabo no meio audiovisual estrangeiro e não particularmente no argentino. Como tal" 'Morangos' é tão parecida com 'Rebelde Way' como com a produção brasileira 'New Wave'", observa Maria João Mira.

Certo é que "Rebelde Way" estreou em 2002 tendo granjeado um sucesso ímpar, designadamente além-fronteiras, e "Morangos com açúcar" germinou em 2003. Coincidência ou não, há que convir que se fosse o caso, em terras lusas, numa lógica inversa , o criador foi como que esmagado pela criatura, tendo em conta as proporções que a série da TVI tem vindo a alcançar, caminhando já rumo à sexta temporada. Acrescente-se ainda que da novela argentina resultou uma banda denominada "Erreway" e quem não se lembra dos já extintos "D'ZRT" saídos de "Morangos com açúcar"? Além disso " Rebelde Way" deu mesmo origem a um filme, sendo que em Portugal já está em marcha um projecto análogo para "Morangos com açúcar" sob alçada do realizador Leonel Vieira.

Realizada por Atílio Riccó, a nova novela deve chegar a Carnaxide no Verão, uma vez que irá substituir "Chiquititas", que curiosamente comunga da mesma autora Cris Morena, também responsável por "Floricenta", original de "Floribella".

No leque de protagonistas constam, Joana Anes, Joana Alvarenga, a qual transita de "Morangos com açúcar", Tiago Barroso que debutou na representação em "Floribella" e Nélson Antunes uma revelação do último programa caça-talentos da SIC,"Família Superstar", que se irão movimentar no seio do cenário central o "Prestige International School". Do elenco fazem parte nomes como Mafalda Vilhena, Sílvia Rizzo, Ana Rita Tristão, Ana Brito e Cunha, José Raposo, Heitor Lourenço, ou Diogo Morgado, este último também encarregue da direcção de actores.
 
Topo