Portal Chamar Táxi

Recibos verdes electrónicos entram amanhã em vigor

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,092
Gostos Recebidos
495
Os trabalhadores independentes vão ser dispensados de comprar a caderneta dos recibos verdes, podendo preenchê-los na Internet, com a entrada em vigor amanhã, quarta-feira, do novo regime do "recibo verde electrónico", informou o Ministério das Finanças.


Numa nota divulgada hoje, terça-feira, o ministério tutelado por Teixeira dos Santos esclarece que a emissão daquele recibo electrónico vai ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro para os contribuintes que actualmente já são obrigados à entrega das declarações de IRS/IRC e de IVA por via electrónica, sendo facultativa para os restantes.

A portaria que aprova o modelo oficial do "recibo verde electrónico" foi publicada no passado dia 29 de Novembro, para entrar em vigor quarta-feira, tendo como objectivo desmaterializar o modelo de recibo para efeitos do IRS a emitir obrigatoriamente pelos titulares de rendimentos da categoria B.

O Ministério das Finanças esclarece que o novo sistema é "totalmente gratuito", dispensando os contribuintes da compra das cadernetas de recibos e eliminando os custos de envio.

Para os contribuintes que actualmente não são obrigados à entrega das declarações de IRS/IRC e de IVA por via electrónica, é facultativa a emissão do recibo electrónico, podendo utilizar o novo sistema ou continuar a adquirir nos serviços de Finanças recibos sem preenchimento em suporte papel.

"A generalização da utilização das tecnologias da informação e da comunicação nos procedimentos administrativos é reconhecida internacionalmente como uma estratégia decisiva para aproximar os cidadãos e a Administração Pública, sendo esta a base da estratégia desenvolvida pelo Governo com o Plano Tecnológico e o Programa Simplex", refere o Ministério das Finanças.

O projecto do "recibo verde electrónico" integra o "Plano para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte".

JN
 
Topo