Portal Chamar Táxi

Regiões Demarcadas

M

MMAD

Visitante
Porto

O grande embaixador dos vinhos Portugueses, o mais célebre vinho generoso do Mundo, produzido nas encostas do rio Douro, concelho de Mesão Frio.

O vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na região demarcada do Douro, que pela sua alta qualidade e amadurecimento, goza do privilégio de se denominar generoso.

Controlado pelo Instituto do Vinho do Porto, de modo a obter-se sempre um elevado padrão de qualidade

O teor alcoólico do Porto, varia entre 19º e 22º.

Entre os tipos especiais de Porto, conta-se o vintage (novidade). Porto de uma só colheita, produzido em ano de reconhecida qualidade, retinto e encorpado, de características excepcionais, com aroma e paladar muito finos, e ao qual é reconhecido pelo IVP o direito ao uso da designação e da data respectivas. Para alguns conhecedores, o ano de 1912 talvez tenha sido o de melhor vintage deste século.

A Confraria do Vinho do Porto, fundada em 1982, defende o prestígio de tão famoso vinho.
 
M

MMAD

Visitante
Ribatejo DOC

A vinha existe nesta região há vários séculos e a sua fama é anterior à fundação da nacionalidade. D. Afonso Henriques referiu-se aos seus vinhos no foral concedido a Santarém, em 1170, e mais tarde, durante os séculos XIV e XV, vários monarcas portugueses, nomeadamente D. Pedro I, D. Fernando, D. Afonso V e D. João II, tiveram a preocupação de proteger os vinhos desta região, proibindo a entrada dos vinhos de fora ou decretando outras medidas proteccionistas.

As características bem diferenciadas dos solos do Ribatejo, "lezíria", "bairro" e "charneca", a tipicidade das castas utilizadas nesta região, e o clima sub-mediterrânico temperado, bastante influenciado pela proximidade do Tejo, bem como a qualidade que o homem lhe confere, estão na origem de vinhos com uma identidade muito própria.

Os vinhos do Ribatejo, brancos e tintos, são macios, aveludados e frutados. Todos com bom corpo.

Afirmam-secada vez mais no panorama vitivinicola nacional como vinhos de grande qualidade e prestígio, em especial os denominados "Vinhos de Quinta".

A área geográfica de produção da " Denominação de Origem Ribatejo" corresponde à área de todas as sub-regiões Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.

A C.V.R.R., tem vindo a pugnar cada vez mais pela qualidade dos vinhos da sua região. Estes são denominados como "DOC - Ribatejo" e "Regional Roibatejo".

De origem relativamente recente, destaca-se na produção de vinhos de excepcional qualidade e já várias vezes premiados, a empresa Agroseber, S.A., com centro de vinificação na Quinta Nova - Cartaxo, que oferece vinhos tintos, oriundos das suas quintas, com garantia absoluta de qualidade e à altura do gosto do apreciador mais exigente.

Como filhos do Ribatejo que são, os vinhos da Agroseber apresentam-se joviais, bravios, cheios de vida, mas nunca perdendo a postura. São carregados na cor e têm aromas muito intensos, onde dominam os frutos vermelhos muito maduros, lembrando compotas de fruta, complexados com os abaunilhados da madeira. Na boca têm a força taurina dos taninos, num conjunto cheio de estrutura e elegância que fazem lembrar o "bailado" dos cavalos na praça de touros.
 
M

MMAD

Visitante
Tavira DOC

Região situada na faixa litoral do território algarvio, é delimitada pelo oceano Atlântico, a Serra do Caldeirão e o rio Guadiana, estendendo-se pelos concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.

Tavira tem um clima tipicamente mediterrânico e produz vinhos com características próprias de uma região quente.

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Tavira" abrange os concelhos de Faro e Olhão e parte dos concelhos de S. Brás de Alportel, de Castro Marim, de Tavira e de Vila Real de Santo António.
 
M

MMAD

Visitante
Távora - Varosa DOC

Região, situada no sopé das encostas da Serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, no denominado Vale do Varosa.

Produz alguns dos melhores vinhos de mesa brancos e tintos e espumantes nacionais.

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Távora - Varosa" abrange :

As freguesias de Arcozelo, Baldos, Castelo, Moimenta da Beira, Nagosa, Paradinha, Rua e Vilar, do Concelho de Moimenta da Beira;
freguesias de Póvoa de Penela e Souto do concelho de Penedono;
freguesias de Pereiros e Riodades do concelho de S. João da Pesqueira;
freguesias de Escurquela, Faia, Ferreirim, Fonte Arcada, Freixinho, Granjal, Penso, Sarzeda, Sernanselhe e Vila da Ponte, do Concelho de Sernancelhe;
freguesias de Arcos, Granja do Tedo, Longra e Paradela, do Concelho de Tabuaço. freguesias de Cimbres, Goujoim, Queimada, Queimadela, Santa Cruz e Lumiares, Santiago, São Cosmado, São Romão e Tões, do concelho de Armamar;
freguesias de Britiande, Cepões, Ferreirim, Lalim, Vila Nova de Souto de El-Rei e a parte da freguesia de Várzea de Abrunhais que não pertence à Região Demarcada do Douro, do Concelho de Lamego;
Freguesias de Dalvares, Gouviães, Granja Nova, Mondim da Beira, Salzedas, Tarouca e Ucanha, do Concelho de Tarouca.
 
M

MMAD

Visitante
Torres Vedras DOC

Região vitícola que, de há longa data a tradição firmou, estende-se numa zona de relevo suave até às várzeas que bordejam os cursos de água próximos.

A área geográfica correspondente à Denominações de Origem "Torres Vedras" compreende:
Para vinhos tintos e brancos, do concelho de Torres Vedras, as freguesias de Dois Portos, Runa e São Domingos de Carmões e parte das freguesias de Carvoeira, Freiria, Matacães, São Mamede da Ventosa, São Pedro e Santiago, Santa Maria do Castelo e Turcifal.
Exclusvamente para vinhos brancos:
Do concelho de Mafra, a freguesia de Azueira e parte das freguesias de Encarnação, Enxara do Bispo, Gradil, Santo Isidoro, Sobral da Abelheira e Vila Franca do Rosário;
Do concelho de Sobral de Monte Agraço, parte das freguesias de Sapataria, São Salvador e Santo Quintino;
Do concelho de Torres Vedras, parte das freguesias de A-dos-Cunhados, Campelos, Freiria, Maxial, Monte Redondo, Ponte do Rol, Ramalhal, São Mamede, São Miguel, São Pedro da Cadeira, São Pedro e Santiago, Santa Maria do Castelo, Silveira e Turcifal.
 
M

MMAD

Visitante
Valpaços IPR

Esta região, situada em Trás-os-Montes, é uma zona de planalto, cortada por uma intensa rede hidrográfica com um clima caracterizado por invernos muito rigorosos e verões muito quentes e secos.

Foi uma região muito povoada desde a pré-história, como demonstram os muitos vestígios megalíticos espalhados pelas serranias do nordeste. Curiosa é a famosa Porca de Murça, monumento megalítico feito de granito.

A área geográfia correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Valpaços" situa-se em Trás-os-Montes e abrange parte dos concelhos de Valpaços, Macedo de Cavaleiros e Murça.
 
Topo