• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Relógio "supercomplicado" de 9 milhões de euros vai hoje a leilão

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3694938.JPG


O relógio foi feito pela Patek Philippe por encomenda de Henry Graves Jr.

"Não se pode deixar de olhar para ele e ficar maravilhado com o que é e o que representa", diz o presidente da Patek Philippe.
Encomendado em 1925 e terminado em 1933, o relógio Henry Graves Supercomplication tem 900 peças, e quando foi leiloado em 1999, custou ao novo dono quase nove milhões de euros. Hoje vai novamente a leilão em Genebra, e o preço poderá ascender aos 16 milhões.



O que torna um relógio tão caro? Neste caso, são as complicações. Num relógio, uma complicação trata-se de qualquer funcionalidade no aparelho que seja um acrescento à sua função de dar horas. No caso, o Supercomplication tem 24, mais do que qualquer outro relógio feito à mão.
O relógio foi encomendado pelo banqueiro Henry Graves Jr. à fabricante suíça Patek Philippe. Quando foi terminado em 1933, o relógio era o mais complicado alguma vez feito, e só foi ultrapassado em 1989 por um outro relógio feito pela mesma empresa para comemorar 150.º aniversário da Patek, mas esse já foi feito com a ajuda de computadores.
As 24 complicações do Supercomplication incluem o horário de nascer e pôr do sol, um calendário perpétuo que se ajusta aos anos bissextos, um alarme, um calendário de fases da lua, e mesmo um mapa das estrelas que mostra como elas se veem do apartamento nova iorquino de Henry Graves, mostrando com exatidão o espaçamento e a magnitude das estrelas.
Segundo Daryn Schipper, da divisão de relógios da Sotheby's, a casa de leilões encarregue da venda do Supercomplication, "é a altura perfeita para o leiloar, com o 175.º aniversário da Patek Philippe este ano", conforme contou ao New York Observer. O relógio foi vendido por quase 9 milhões de euros em 1999, mas espera-se que, esta terça-feira, o preço possa duplicar.


dn
 
Topo