Portal Chamar Táxi

Reservas de sangue A e 0- estão no fundo

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,084
Gostos Recebidos
481
Reservas de sangue A e 0- estão no fundo


O presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) disse ontem que as reservas de sangue dos grupos A e 0 negativos são suficientes para «dois ou três dias», apelando aos dadores de sangue que voltem a doar.

As dádivas de sangue baixaram em cerca de 20 por cento nos últimos dois dias, na sequência de notícias sobre o desperdício de plasma em Portugal, disse hoje o secretário de Estado adjunto da Saúde, em conferência de imprensa no Ministério da Saúde, em Lisboa.

O presidente do IPS, Hélder Trindade, esclareceu que os grupos sanguíneos A e 0 negativo são aqueles que apresentam maiores carências:

«Em relação ao 0 negativo e ao A negativo, nós hoje estamos a falar de [reservas para] muito poucos dias. Dois ou três dias», afirmou.

«As situações problemáticas ocorrem quando se juntam dois factores: um é a baixa de colheita de sangue e o outro é haver acidentalmente mais doentes que precisam daquele tipo de sangue, que é o que está a acontecer neste momento», disse ainda o responsável.

Hélder Trindade referiu que, em relação aos outros grupos sanguíneos, há também uma quebra nas reservas que normalmente são de 20 a 25 dias mas que estão agora nos 10 dias.

Questionado sobre se já se verifica falta de sangue para cirurgias ou tratamentos nos hospitais, o presidente do IPS disse que não tem informação concreta sobre isso, mas que acredita ainda não ser esse o caso

O secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, reiterou que «em circunstância alguma» deixa de ser preciso que os dadores dêem sangue, explicando que «os componentes do sangue que mais preocupam são os glóbulos vermelhos e as plaquetas», uma vez que são aqueles que estão em falta.


Lusa/SOL
 
Topo