• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Restaurante vietnamita que matava 300 gatos por mês fecha portas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
810
naom_5a4cb64574d4c.jpg


Um restaurante vietnamita, que abatia cerca de 300 gatos por mês para servir aos clientes, fechou portas este mês, depois de o próprio proprietário procurar ajuda junto da organização Humane Society International (HSI), expressando preocupações morais com a prática.






Foi a própria HSI que fez o anúncio, em comunicado, revelando que Pham Quoc Doanh, de 37 anos, fechou o restaurante, que vendia carne de gato, no bairro Thịnh Đán de Thái Nguyên, no início de dezembro. O encerramento do negócio levou a que 20 gatos, "que deveriam morrer afogados" para ser servidos no restaurante, fossem resgatados e tivessem uma segunda oportunidade.


"Vinte gatos e gatinhos que deveriam morrer afogados num matadouro em Thái Nguyên, no Vietname, receberam uma segunda oportunidade na vida depois de o proprietário pedir ajuda à equipa local da instituição de caridade animal Humane Society International para fechar o seu negócio para sempre" revela.


"Pham Quoc Doanh, de 37 anos, administrou o seu restaurante e matadouro de carne de gato durante cinco anos, afogando até 300 gatos por mês para servir aos clientes como um prato chamado 'thịt mèo' (carne de gato) e 'tiêu hô' ou 'pequeno tigre'. O arrependimento por ter matado os animais, e principalmente o conhecimento de que muitos eram animais de estimação roubados, levaram-nos a decidir sair do negócio para sempre", acrescenta.


O encerramento do negócio e o resgate dos animais faz parte do programa 'Vietnam Models for Change', da HSI, que foi lançado no país no ano passado. Desta forma, Pham recebeu uma subvenção única para fechar o restaurante e abrir uma mercearia.


"Já há algum tempo que sentia um desejo genuíno de deixar o cruel negócio da carne de gato e mudar para outra coisa o mais rápido possível. Quando penso em todos os milhares de gatos que abati e servi aqui ao longo dos anos, é perturbador", disse o homem, citado na mesma nota.


"O roubo de gatos é tão comum no Vietname que sei que muitos dos gatos vendidos aqui eram companheiros de família queridos de alguém, e lamento muito por isso. Fico feliz em saber que, graças à HSI, a minha esposa e eu podemos agora deixar o comércio de carne de gato para trás e começar de novo", acrescentou Pham, que tem dois filhos.


A organização estima que um milhão de gatos são mortos por ano para obter carne no Vietname, todos animais de estimação roubados e animais retirados das ruas.


Todos os 20 gatos resgatados do matadouro de Pham foram levados para um abrigo personalizado na Universidade de Agricultura e Silvicultura de Thái Nguyên, onde foram vacinados e receberão cuidados médicos antes de serem disponibilizados para adoção local.

IN:NM
 
Topo