• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Riscos climáticos futuros

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Pesca excessiva nos oceanos, limitando as reservas alimentares;

Falta de terrenos agrícolas adequados ao crescimento das colheitas, levando à falta de alimentos;

Aumento da fome global à medida que a população aumenta e a produção de alimentos diminui;

Aumento das emissões de carbono, aumentando as doenças associadas ao aquecimento global;

Aumento da poluição atmosférica, levando a restrições sanitárias e comerciais;

Falta de água potável devido ao aquecimento global e à poluição;

Aquecimento global que provoca secas e migrações populacionais;

Aumento da poluição industrial levando ao aumento das despesas relacionadas com a saúde para as empresas, os governos e os indivíduos;

Aumento dos casos de cancro e doenças relacionadas com o ambiente;

Falta de previsão e alerta das populações relativamente a desastres naturais;

Aumento da transmissão de doenças devido ao crescimento da população e às alterações radicais do clima;

Guerras regionais para disputar recursos naturais escassos como a comida, a água e a terra;

Custos financeiros crescentes para a sociedade devido à escassez de recursos naturais.


Retirado do livro " Sabe o que vem aí ? " de James Canton
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Previsões feitas por um Futurista que trabalhou anos para a Casa Branca que nos avisa dos tempos que se aproximam e que se nada fizermos poderá ser tarde demais e as consequências podem ser catastróficas como vemos pela mensagem que nos transmite que está abaixo postada .:right:

Ou é agora ou nunca
:shy_4_02:
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Alterações climáticas podem matar milhões de pessoas nos próximos 20 a

OMS alerta que alterações climáticas podem matar milhões de pessoas nos próximos 20 anos

As alterações climáticas podem causar a morte a milhões de pessoas nos próximos 20 anos devido aos seus efeitos no agravamento da má nutrição e várias doenças, estimaram hoje especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) numa conferência interministerial sobre Saúde e Ambiente, em Libreville, Gabão.

“As alterações climáticas terão efeitos directos e indirectos na saúde das pessoas. Directos com os desastres naturais, as inundações e secas, mas também indirectos, com as doenças”, analisou a médica espanhola Maria Neira, directora do Departamento de Saúde Pública e Ambiente da OMS.

“De meados dos anos 1970 e o ano 2000, as alterações climáticas foram responsáveis por cerca de 150 mil mortos suplementares por ano. Segundo as nossas estimativas, este número deverá aumentar, ainda que apenas estejamos a levar em conta uma parte das causas (de mortos devido às alterações climáticas. Estamos a falar de uma ponta do iceberg”, afirmou Diarmid Campbell-Lendrum, especialista da OMS.

“A este ritmo”, o número de mortos causados directamente pelas alterações climáticas, vai cifrar-se em milhões, “dentro de 20 anos”, considerou, à margem da conferência que se realiza de 26 a 29 de Agosto.

Entre as doenças conta-se o paludismo que faz um milhão de mortos por ano. “Já temos um grande problema com o paludismo e as alterações climáticas vão torná-lo ainda maior. A temperatura influencia a sobrevivência dos mosquitos e parasitas (que transmitem o paludismo). Quanto mais calor, maior a taxa de infecção”, explicou Campbell-Lendrum.

As doenças diarreicas são outra fonte de preocupação. “Em numerosos casos, a bactéria que infecta a água ou os alimentos sobrevive melhor em temperaturas mais elevadas. Mas o aumento da frequência das inundações e das secas vai contaminar as fontes de água. Por exemplo, num período de seca, as pessoas armazenam água durante mais tempo ou lavam menos as mãos”, acrescentou.

“Mas um dos maiores problemas é a subnutrição, que mata 3,5 milhões de pessoas por ano”. Com as alterações climáticas, a produção alimentar deverá aumentar ligeiramente nos países ricos mas deverá baixar nos países próximo do Equador, onde as necessidades são maiores”.




Público
 
Topo