• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rival europeu do GPS sofre novo contratempo

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
ng1145552_435x190.jpg


O lançamento dos dois primeiros satélites operacionais do sistema de navegação Galileo, a resposta da Europa ao norte-americano GPS, foi adiado devido a uma falha ainda não identificada
O anúncio acaba de ser feito pela Agência Espacial Europeia (ESA), que estava a prever lançar hoje para o espaço os dois primeiros satélites operacionais do Galileo.
Ainda são poucos os pormenores sobre o que terá provocado o atraso, que segundo a ESA teve origem no sistema de segurança do foguetão Soyuz, que abortou a missão por motivos ainda não identificados.
O organismo prometeu para as próximas horas explicar um pouco mais sobre o que terá sucedido, numa conferência de imprensa.
O que ainda não se sabe é quando serão lançados os dois satélites, pois tudo indica que o adiamento será no mínimo superior a 24 horas, avança o El Mundo.
Este é o mais recente contratempo do rival europeu do GPS, que ao longo dos anos tem sido sucessivamente adiado por problemas de financiamento.
Caso este lançamento seja bem sucedido, o sistema europeu receberá mais dois satélites durante o próximo ano, que servirão de base ao Galileo.
Em 2015, quando estiverem em órbita mais 14 satélites, o sistema deverá começar nas suas capacidades iniciais de operação e em 2020 prevê-se que comece a funcionar na sua máxima capacidade.
Nessa altura a constelação de satélites do Galileo deverá contar com um total de 30 satélites.
Além de ser uma alternativa ao GPS, desenvolvido e implementado pelos EUA, o Galileo tem como principal diferença o facto de poder melhorar a precisão dos sistemas de navegação por satélite actuais.


SOL
 
Topo