• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Roubos disparam

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,884
Gostos Recebidos
8
Grande Lisboa: Crime violento nas linhas de Sintra, Cascais e Azambuja
Roubos disparam

A violência imperou nas linhas de Sintra, Cascais e da Azambuja em Junho, Julho e Agosto.

Durante os três meses de Verão sessenta pessoas foram roubadas e dezasseis foram agredidas, segundo dados fornecidos por fonte da PSP ao CM (ver quadro ao lado). Estes números revelam um aumento da criminalidade violenta na área dos comboios da Grande Lisboa – mais vinte roubos do que em igual período do ano passado, o que representa um aumento de 50 por cento. Em relação às agressões o número não se alterou face a 2009.

O quadro actual é "alarmante", classificam utentes, revisores e até agentes de autoridade que prestam serviço nas linhas suburbanas de Lisboa. Durante estes meses grupos oriundos de bairros problemáticos da área metropolitana de Lisboa espalharam o terror e alastraram o sentimento de insegurança. Milhares de pessoas eram obrigadas todos os dias a assistir, impotentes, ao confronto directo entre gangs rivais, na maior parte das vezes armados com facas.

Luís Bravo, presidente do Sindicato dos Revisores, diz que já esperava estes dados. "Era previsível. Nos finais de Maio pedimos ao Ministério da Administração Interna reforço policial. Só a presença dos agentes pode reprimir a criminalidade", diz, garantindo que, em média, uma pessoa é assaltada todos os dias nas linhas de Sintra e Cascais. Luís Bravo não se poupa em críticas. "Isto é uma prova de que os nossos receios tinham fundamento. Queríamos o Corpo de Intervenção noutras zonas que não só nas praias, o que faz todo o sentido".

Segundo os dados a que o CM teve acesso, o pior mês foi o de Junho, onde só na Linha de Sintra se registaram 48 roubos, 30 dos quais por método de esticão, cujo objectivo era sobretudo ouro e telemóveis. A PSP adverte as pessoas para não viajarem sozinhas, não transportarem fios ou objectos de ouro e terem cuidado com carteiristas.


Correio da Manhã
 
Topo