Portal Chamar Táxi

Notícias Rua, parque ou loja? Nesta localidade francesa não pode usar o telemóvel

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,105
Gostos Recebidos
1,136
naom_62bdc4890af57.jpg


A utilização de smartphones em público passou a ser restrita em Seine-Port, uma pequena localidade no sul de Paris, em França, depois de a população votar a favor da medida num referendo. Dos menos de 2 mil habitantes, 277 participaram na votação e 54% votaram a favor da proibição.






De acordo com o Guardian, os adultos e crianças não devem usar smartphones quando caminham pela rua, quando estão sentados com outras pessoas num parque, dentro de lojas cafés ou restaurantes. A medida pretende contrariar a "invasão de smartphones".


"Votei a favor, pode ser uma solução", disse uma enfermeira enquanto cortava o cabelo num salão, onde já estava afixada uma imagem de um smartphone com o sinal de proibido em cima.


Para além da restrição do uso de telemóveis em público, a população de Seine-Port votou também a favor do fim do uso de ecrãs por crianças. Ainda assim, se os pais autorizarem por escrito, a autarquia vai disponibilizar um telemóvel antigo, que apenas realizará chamadas, para adolescentes até aos 15 anos.


"Sou totalmente a favor. Alguns dizem que é um ataque às liberdades, mas acho que não. Trata-se de aumentar a consciencialização sobre o impacto dos telefones nas nossas vidas", afirmou Ludivine, de 34 anos.


A medida vai ser agora escrita num documento municipal, o primeiro do género em França. No entanto, a polícia não pode multar pessoas que circulem na rua a usar o seu smartphone, já que não há uma lei nacional sobre o assunto. Ainda assim, o presidente da câmara, Vincent Paul-Petit, descreve a medida como um incentivo para limitar o uso do telefone.

IN:NM
 
Topo