• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importante Síndrome de Down. Três mitos em que não deve acreditar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
naom_65fc123ed11d8.jpg


Todos os anos, a 21 de março, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Caso não saiba, a síndrome "ocorre quando um indivíduo tem uma cópia extra total ou parcial do cromossoma 21", explica a National Down Syndrome Society (NDSS), organização sem fins lucrativos americana. "Este material genético adicional altera o curso do desenvolvimento e causa as características associadas" a esta síndrome.






Existem três tipos desta síndrome, explica a organização, a trissomia 21 que representa 95% dos casos, a trissomia parcial (por translocação) cerca de 4% e a trissomia em mosaico cerca de 1%.





Trata-se de uma condição que causa muitas dúvidas e estigma. Por isso, a organização esclareceu alguns dos mitos mais comuns em que não deve acreditar.


1.º Mito - "É uma condição rara.". É, na realidade, "a condição cromossómica mais frequente". Por exemplo, "aproximadamente um em cada 772 bebés nos Estados Unidos" nasce com esta síndrome. Já em Portugal, "dados de 2019 indicavam que um em cada 800 bebés nascia com trissomia 21", explica a Unilabs.


2.º Mito - "Todas as pessoas com síndrome de Down têm uma deficiência cognitiva grave." Então, na realidade, a maioria das pessoas com esta síndrome tem "uma deficiência cognitiva ligeira a moderada, ou deficiência intelectual", explica a NDSS. É, no entanto, importante lembrar que nada disto indica "os muitos pontos fortes e talentos que cada indivíduo possui", relembra a organização.


3.º Mito - "Pessoas com síndrome de Down estão sempre felizes." É ainda importante realçar que "as pessoas com esta síndrome têm sentimentos como qualquer outra pessoa" e que sentem "toda a gama de emoções". Ou seja, "reagem a expressões positivas de amizade e ficam magoadas e aborrecidas com comportamentos irrefletidos", acrescenta a organização.

IN:NM
 
Topo