Portal Chamar Táxi

Sampaio e Vitorino depoem no processo Face Oculta

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
O ex-presidente da República Jorge Sampaio e o antigo comissário europeu e ex-ministro socialista António Vitorino são ouvidos hoje, segunda-feira, como testemunhas do ex-presidente da REN e arguido José Penedos na instrução do processo Face Oculta.

De acordo com uma fonte ligada ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) citada pela Agência Lusa, Jorge Sampaio será o primeiro a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre, cerca das 10 horas, seguindo-se António Vitorino, ambos arrolados como testemunhas por José Penedos.

Uma outra fonte ligada ao processo citada pela Lusa revelou que Jorge Sampaio e António Vitorino serão questionados sobre matéria relacionada com o requerimento de abertura de instrução apresentado por José Penedos.

Outra fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que a defesa de José Penedos arrolou também como testemunhas figuras públicas como o antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga, o antigo ministro e ex-conselheiro de Estado Ângelo Correia e o ex-secretário de Estado adjunto da Indústria e actual "chairman" da Cimpor, Castro Guerra, que devem ser ouvidos no dia 26, quarta-feira.

Nesse mesmo dia, deverão também ser ouvidas duas outras testemunhas, uma ligada à REN/Redes Energéticas Nacionais e outra um ex-quadro.

Para 1 de Fevereiro está prevista a audição de Costa Pina, secretário de Estado do Tesouro e das Finanças.

A instrução é uma fase processual facultativa destinada a rebater os argumentos do Ministério Público e tentar evitar a ida a julgamento.

José Penedos foi acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio, por casos que envolvem também o seu filho, Paulo Penedos, e negócios com o empresário da sucata Manuel José Godinho, o único dos arguidos em prisão preventiva.

Entretanto, o advogado Tiago Rodrigues Bastos, que defende o ex-ministro socialista e arguido Armando Vara, afirmou recentemente à Lusa que há um "calendário apertado" para cumprir até 28 de Fevereiro, data prevista para o fim da prisão preventiva do empresário Manuel Godinho, que está acusado de diversos crimes, incluindo corrupção e tráfico de influências.

Entretanto, o advogado Ricardo Sá Fernandes, que defende Paulo Penedos, indiciado por tráfico de influências, já disse à Lusa esperar que a fase de instrução redunde na "anulação da acusação", aludindo que já foram destruídas parte das escutas recolhidas durante a investigação, nas quais a acusação se baseou.

Ricardo Sá Fernandes alega que, se estas não puderem ser reconstituídas na íntegra, "é inevitável que a acusação seja anulada".

Dez arguidos pediram a instrução do processo, que passou de Aveiro para o Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, como requereu a defesa de Manuel Godinho, assegurada pelo advogado Artur Marques.

Em Outubro passado, no âmbito deste processo, o Ministério Público acusou 36 arguidos (34 pessoas e duas empresas) de centenas de crimes, entre corrupção, furto, burla, tráfico de influência e associação criminosa.

O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado Manuel José Godinho.

Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Jorge Sampaio atestou "alto valor" de José Penedos

O antigo presidente da República Jorge Sampaio atestou hoje, segunda-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, "o alto valor moral e a grande capacidade técnica" do arguido do processo Face Oculta José Penedos.

Testemunha do ex-presidente da REN, Jorge Sampaio, que prescindiu de depôr por escrito, disse no final da audição aos jornalistas que foi ao tribunal falar de "factos" que conhece de José Penedos, da "sua vida profissional, política e familiar".

O ex-presidente da República admitiu ser amigo de José Penedos e atestou, segundo o próprio, a "sua competência técnica e a sua grande capacidade alto valor moral".

Referindo que não gosta de fazer justiça pelos media, Jorge Sampaio justificou a sua vinda ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), afirmando que prefere falar cara a cara para que juiz, procuradores e advogados "possam apreciar melhor a força e a sinceridade do testemunho".

Questionado sobre o recebimento de presentes, uma das questões de que é acusado José Penedos, Jorge Sampaio referiu: "Há presentes e presentes. Recebi centenas e ninguém pode dizer que influenciaram qualquer das minhas decisões".

A testemunha lembrou ainda que a maior parte dos presentes "são mera cortesia" e sublinhou que, "quem é influenciado e afetado por eles (presentes), é porque não tem capacidade moral".

Os jornalistas quiseram saber a opinião do ex-presidente da República sobre as eleições presidenciais de ontem, domingo, mas Jorge Sampaio disse apenas que o elevado número da abstenção o "preocupa", referindo, no entanto, que à porta de um tribunal não é o local ideal para falar desta matéria.

Outras das testemunhas, chamadas pelo arguido José Penedos, foi o ex-comissário europeu António Vitorino, que não prestou declarações nem à entrada, nem à saída do tribunal.

José Penedos foi acusado de dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio, por casos que envolvem também o seu filho, Paulo Penedos, e negócios com o empresário da sucata Manuel José Godinho, o único dos arguidos em prisão preventiva.

O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado Manuel José Godinho.

Jornal de Notícias
 
Topo