Portal Chamar Táxi

Samsung CB-5020T.

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
bem colega estive a ver o esquema e tem que ver o seguinte:

1º no IC 901 no pino 41 e feita a comutação TV/AV tem la o impulço para fazer a comutação?

2º o impulço vai ao TR Q909 KSR1012 tem na base o impuço de comutação ? atenção que este tr e especial....

3º veja o TR Q701 saida de video se tem lá video entra na base sai no emissor vai depois a um pente resestivo .. vai depois ao pino 19 da scart ( saida de video)

4º pino 20 da scart ( entrada de video ) sinal OK entre o,41VC a o,47VC

5º zener DZ702 de 9,1v esta bom?

bem diga depois alguma coisa

cumprimentos

remocon

Obrigado pela s/resposta.

1º-O impulso aparece para fazer a comutação.
2º-Quanto ao tr.Q909 está ok, embora já o substituisse por outro equivalente, e também sei que interiormente tem uma Resistência entre a base e emissor, e essa comutação que diz 'TV/AV', para mim só comuta a parte do som, como pode verificar pelo esquema e essa parte está ok. O que eu não sei, é como a TV comuta na parte de video/imagem. Se me pudesse dizer como a TV comuta (on/off) na parte de video é que era bom, pois a TV comuta para on, o que ela não faz é o off, ou seja, com a scart enfiada/ligada, e, se desligar por exemplo, o aparelho de dvd, o som comuta logo e ouço a emissora sintonizada o que não consigo ver é a imagem dessa emissora sintonizada, para ver tenho de tirar fora a scart!.
Quanto ao resto creio que já verifiquei, mas vou ver outra vez.
Cumprts.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
bem colega segundo entendi o colega tendo a scart ligada so tem som mas nao tem imagem no modo tv...

tem alguma ficha rca ligado no circuito que segue junto..

junto envio esquema

cumprimentos

remocon

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
bem colega segundo entendi o colega tendo a scart ligada so tem som mas nao tem imagem no modo tv...

tem alguma ficha rca ligado no circuito que segue junto..

junto envio esquema

cumprimentos

remocon

... obrigado pela s/resposta.
É isso com a scart ligada entre a TV e um outro aparelho, no modo TV só tenho som, quanto à imagem aparecem uns 'flaxes a cores' e nota-se o ecran sem varredura horizontal (identica à falta sincronismo horizontal - movimento horizontal lento).
Não tenho nenhuma ficha ligada à entrada RCA/AV e portanto existe ligação entre o pino 1 e 3 da respectiva ficha referenciada no esquema, que juntou.
Cumprts.

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
... Bem já dessoldei o IC 201 (M52777SP B), e já coloquei um suporte de 26+26 pinos (52p.). Hoje vou tentar comprar o integrado e depois digo se tive sorte ou não, digo sorte pois 'tecnicamente falando' não encontro nenhuma tensão imprópria nos pinos do mesmo, exceptuando o pino 31, que quando ele não comuta a imagem(off/defeito) a tensão sobe acima de 1V, quando deveria ter 0,178V. Os componentes em redor desse pinos estão ok.
Então a ver vamos.
Cumprts.

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
... lá troquei o integrado IC201 por um exactamente com a mesma referência, mas a avaria persiste, logo não era do integrado.
Continuo sem saber como é que o TV comuta (on/off) na parte de video/imagem, porque seguramente o problema estará aí. Assim como o transistor Q909 comuta (on/off) a parte do som, tem de haver algum componente que faça o mesmo na parte de video/imagem, uma vez que a TV comuta para on e só não consegue é fazer digamos o off, isto só desligando a scart. Alguém podera explicar ...
Cumprts.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega no pino 8 da scart e no pino 42 do ic 901 que sinal e que tem la... já desligou o pino 42 para ver o que acontece...

diga depois algo

cumprimentos

remocon

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
colega no pino 8 da scart e no pino 42 do ic 901 que sinal e que tem la... já desligou o pino 42 para ver o que acontece...

diga depois algo

cumprimentos

remocon

... no pino 8 da scart tenho uma voltagem pouco acima dos 10V e no pino 52 do IC 901 uma tensão de 5V e por isso, como eu já expliquei, é que o TV comuta para on (consigo ver e ouvir o aparelho que estiver ligado à scart) e tudo bem. Se desligar o pino 52, simplesmente a TV não comuta (nem on nem off).
Mas o problema (avaria) é quando desligamos (off) no aparelho que está ligado à scart. A TV comuta (off) e ouço o canal que estiver sintonizado só não consigo ver a imagem do canal da tv que está sintonizado. O ecran vai alternando com a cor verde e preto e nota-se 'o quadro' a correr lateralmente, faltando o respectivo sincronismo.
O que gostava de saber é como a TV comuta (on/off) na parte de video/imagem, porque deve ser aí que está o problema. A parte do som está ok. Se desligar a alimentação dos 220V do aparelho que está ligado à scart, volto a ver a imagem sintonizada pela tv.
Cumprts.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega eu inf para desligar o pino 42 do ic901 e não o pino 52............

no processador não tem 52 pinos ou o colega esta a ref o IC 201 ....

eu no seu caso o que faria era desligar o pino 20 ( entrada de video ) e verificar se o tv faz a comutaçao ou não ...

cumprimentos

remocon

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
colega eu inf para desligar o pino 42 do ic901 e não o pino 52............

no processador não tem 52 pinos ou o colega esta a ref o IC 201 ....

eu no seu caso o que faria era desligar o pino 20 ( entrada de video ) e verificar se o tv faz a comutaçao ou não ...

cumprimentos

remocon

... o IC901 da m/TV tem 52 pinos ( este chassis suporta os 2 modelos de 42 e 52) ...

... o colega está a dizer e passo a citar "eu no seu caso o que faria era desligar o pino 20 ( entrada de video ) e verificar se o tv faz a comutaçao ou não ...".
Desligando o pino 20 a TV comuta para AV, ou seja ouço o som mas não vejo a imagem porque o pino está levantado, (senão via e tudo bem), mas ao fazer off a TV passa para o modo TV, o som fica ok, mas sem imagem (se desligar os 220V já vejo a imagem).
Cumprts.

MacRuss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2009
Gostos Recebidos
0
:espi28:

Boas pessoal.
Finalmente a TV já comuta bem em on/off com a scart ligada, e a electronica prega de vez em quando umas fintas que nos baralha por completo.
Agora pasmem-se com o que eu vou dizer. A TV funciona em pleno, mas para isso tive de retirar, (estão a ler bem -retirar-) a resistência de 1,8K com o nº. R 756, que liga o pino 16 da scart ao pino 31do IC 201 (M52777SP B). Porquê, não sei, o que sei é que ficava com uma voltagem de 5V quando a TV comutava em off para AV, e sem essa voltagem fica operacional uma vez que o pino 31 do IC 201 sem a scart lá enfiada tinha uma tensão de pouco mais de 1 V.
Obrigado pelas v/dicas e cumprts.