- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,907
- Gostos Recebidos
- 1,233
As orquídeas, cujo nome científico é Orchidaceae, são uma das plantas mais populares entre as 'plantmamas', mas também uma das mais exigentes em termos de cuidados.
No entanto, quando se acerta, a verdade é que as orquídeas poderão durar anos - e mesmo décadas.
Se a sua orquídea está quase a morrer, saiba como recuperá-la, segundo conselhos que especialistas deram ao website de Martha Stewart.
Como recuperar uma orquídea (que já está a murchar)
Existem várias formas de recuperar uma orquídea que está prestes a morrer. Aponte das dicas de seguida.
1. Ajuste o cronograma de rega
Regar uma orquídea em excesso ou em falta pode deixá-la em stress. "Se as folhas começarem a ficar macias e enrugadas, a orquídea está seca. Se estiverem a ficar amarelas e a cair, a orquídea está com demasiada humidade", notou Justin Hancock, horticultor da Costa Farms.
A solução é ajustar a rega, consoante as necessidade, de forma a que esta volte ao normal.
2. Corte as raízes
Deverá verificar com frequências as raízes da sua orquídea e podar aquelas que lhe parecem mortas ou murchas, nota Linda Langelo, especialista em horticultura. Se estas apresentarem sinais de fungos, então corte as raízes e volte a plantar a orquídea.
3. Replante no momento certo
Replantar a orquídea no momento certo pode fazer toda a diferença. Nunca o deverá fazer se a sua orquídea estiver a dar flor. Ao contrário de muitas plantas, as orquídeas não precisam de ser replantadas quando as raízes ficam muito compactadas. Apenas o terá de fazer quando a terra se começar a decompor ou ficar muito densa.
4. Deixe a orquídea de molho
Verifique as raízes da sua orquídea a cada duas semanas para evitar a desidratação. Se estiver seca, mergulhe-a em água durante 10 minutos para ajudar hidratar o substrato.
5. Mais luz do sol
Se as folhas ou as flores da sua orquídea estiverem murchas experimente expô-las mais ao sol. "Em ambientes interiores, as orquídeas toleram bem a luz média, mas realmente precisam de luz intensa", notou Hancock.
6. Garante uma temperatura adequada
As orquídeas preferem temperaturas entre os 18ºC e os 24ºC, com condições mais frescas à noite para ajudar a induzir o crescimento de flores.
7. Elevados níveis de humidade
É importante manter os níveis de humidade altos de maneira a evitar que a orquídea seque demasiado rápido. "Dependendo do tipo de orquídea, os níveis de humidade podem variar de 50 a 90%", notou Langelo.
8. Identificar e tratar de pragas
Se a sua orquídea estiver a definhar, verifique se há sinais de pragas, como por exemplo pulgões ou mesmo ácaros.
IN:NM
