• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Secretário da Energia dos EUA eleito personalidade do ano pela “Nature”

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
viewimages.aspx


Steve Chu, secretário da Energia dos Estados Unidos, foi eleito a personalidade do ano de 2009 pela revista “Nature”, reconhecendo, nomeadamente, o seu esforço na promoção de um projecto de lei sobre alterações climáticas no Congresso norte-americano.

O físico que recebeu o Prémio Nobel em 1997 – pelo seu trabalho no arrefecimento e captação de átomos com luz laser – foi escolhido em Dezembro de 2008 pelo Presidente Barack Obama para ocupar o cargo de secretário da Energia. Desde então tem sido uma peça-chave na nova política climática norte-americana que, ao contrário do que acontecia na anterior administração, reconhece a ameaça do aquecimento global e quer fazer alguma coisa para a travar.

A revista reconhece o seu empenho na tentativa de “transformar a maior economia energética do mundo” e orientá-la para a sustentabilidade. Além disso, tem sido o “ponta de lança” que vai ao Congresso explicar a ciência climática e os seus planos para travar o aquecimento global, algo que considera o problema mais urgente para a humanidade. Steven Chu, 61 anos, também se reúne com senadores mais cépticos. “Pelo menos espero colocar-lhes alguma dúvida no espírito. Se estão tão certos das causas naturais, então talvez fiquem com menos certezas”, contou à revista.

Para este Nobel, a solução energética passará pelo reavivar do Projecto Manhattan, que reúne alguns dos melhores cientistas dos Estados Unidos para tentarem encontrar uma forma de produzir energia sem estragar o planeta. Para isso pretende criar oito laboratórios independentes para desenvolver tecnologias que promovam as energias “limpas”. Mas até ao momento, apenas três receberam financiamento para começar a funcionar.

O próximo desafio, para 2010, será convencer os membros do Congresso a votar uma lei para as alterações climáticas que, pela primeira vez, definirá limites para as emissões de gases com efeito de estufa para os Estados Unidos.
publico
 
Topo