Portal Chamar Táxi

Secretas expõem nomes de candidatos a espiões por e-mail

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4368319.JPG


O secretário-geral das secretas, Júlio Pereira, foi nomeado em 2005, no governo de José Sócrates. Resistiu ao governo PSD-CDS, apesar do escândalo que abalou os serviços com o caso Silva Carvalho e outras situações polémicas. A sua presença tem, no entanto, sido determinante para o apoio do PS ao governo nesta área, em que o “bloco central” funciona ao melhor nível. É chamado o “sobrevivente”
Os serviços de informações enviaram um e-mail a 383 candidatos a espiões pedindo-lhes que confirmassem o interesse na vaga. Mas na lista de destinatários estavam os endereços de todos os concorrentes.
A identificação de 383 candidatos a espiões foi divulgada, alegadamente por lapso, pelos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP) durante um processo de recrutamento que está a decorrer para as secretas. Os candidatos receberam um e-mail dos serviços para que confirmassem o seu interesse e na lista de destinatários estava, não só o seu endereço, como o dos outros concorrentes.



O ex-presidente do Conselho de Fiscalização do SIRP, Jorge Bacelar Gouveia, entende que só há uma solução: "anular este concurso e começar do zero". O constitucionalista Bacelar Gouveia salienta que "o sigilo foi comprometido, não só da identidade dos candidatos, como do próprio processo de recrutamento, e por isso o melhor é começar de novo".

O secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, não respondeu às questões do DN para justificar aquele procedimento, nem sobre que medidas iriam ser tomadas. O atual presidente dos fiscais das secretas, o deputado social-democrata Paulo Mota Pinto, também se remeteu ao silêncio sobre este caso, a fazer lembrar o episódio Veiga Simão. Embora desta vez, os potenciais futuros espiões tenha sido denunciados antes de o chegarem a ser.


dn
 
Topo