• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SeguranÇa Na Pesca

  • Criador do tópico helldanger1
  • Start date
H

helldanger1

Visitante
A pesca lúdica é considerada um desporto perigoso no nosso País, onde morrem em média 4 pescadores desportívos / de pesca lúdica por ano - a grande maioria por incúria, desvalorização das regras básicas de segurança, ou ainda por desconhecimento do local.

Nunca devemos subestimar o mar. Ondas pequenas e aparentemente inofensivas podem elevar-se muito mais do que se pensa.

Grande parte dos pescadores vai à pesca durante a noite ou de madrugada, quando a escuridão não permite ver as condições do mar, aumentado bastante os riscos.

Outros erros que podem provocar acidentes fatais são o uso de calçado inadequado (que aumenta a possibilidade de escorregar nas rochas), de vestuário pesado ( que pode provocar dificuldades em nadar a quem seja arrastado para o mar)

Finalmente o bom senso, que deve sempre imperar.
 
H

helldanger1

Visitante
SugestÕes Para Minimizar Os Riscos

Sempre que possível use boné e óculos durante a pesca - assim estará protegido dos anzóis nos lançamentos e noutras situações de risco. Anzóis espetados nos dedos, mãos ou braços são dolorosos, mas normalmente não representam riscos graves, o que não acontece no caso dos olhos e rosto.

CONHEÇA O LOCAL ONDE VAI PESCAR. Pesque apenas em sítios que saiba serem seguros. Dispenda pelo menos 1/2 hora a observar o vento e a ondulação. Mas o mais importante é só pescar onde pescadores mais experientes também o façam.

COMPREENDA AS MARÉS E O TEMPO. Um pesqueiro pode parecer seguro num determinado momento, mas tudo se pode alterar no espaço de algumas horas. Consulte sempre as previsões do tempo antes de sair de casa. Se as condições forem perigosas opte por um local bastante seguro.


NUNCA PESQUE SÓZINHO. Mas se o fizer diga sempre a alguém o local exacto em que vai pescar e a que horas pensa regressar.

USE CALÇADO COM SOLAS QUE NÃO ESCORREGUEM. É muito fácil escorregar nas rochas, principalmente se estas estiverem molhadas e tiverem plantas ou limos. Use sapatos que não escorreguem ou que tenham cunhos nas solas (à venda nas lojas de material de pesca). Se souber pode fabricar os seus próprios sapatos anti-escorregamento aparafusando tampas de garrafas (caricas) às solas.

USE VESTUÁRIO ADEQUADO. Roupas leves não o arrastarão para o fundo em caso de queda ao mar.



SAIBA A MANEIRA DE FUGIR. Pode acontecer que tenha de fugir rapidamente do local onde está a pescar. Certifique-se da melhor forma de o fazer em caso de necessidade. Antes de começar a pescar estude também a melhor maneira de sair da água no caso de cair.



CONHEÇA ALGUNS PESCADORES EXPERIENTES. Esta é uma óptima maneira de conhecer melhor as condições de um pesqueiro. Tente fazer amizade com outros pescadores à linha nos locais onde pesca regularmente - e se eles o avisarem para se afastar de um determinado local não fique ofendido - estão apenas a zelar pela sua segurança.

E lembre-se que o perigo não está apenas nos temporais, nas rochas, nas ondas ou no vento. Há também perigos escondidos numa picada de anzol ou de um peixe, pequenos incidentes a que muitas vezes não damos qualquer importância mas que se podem transformar num grande problema.

 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
São coisas que todos nós devemos ter em conta, senão corremos o risco de ter um acidente grave.
 
Topo