Portal Chamar Táxi

Sem-abrigo reclamam ajuda semelhante à dada a refugiados

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
[h=2]A viverem pelas ruas da cidade de Lisboa, algumas pessoas em situação de sem-abrigo disseram à Lusa que compreendem o apoio de Portugal no acolhimento de refugiados, mas queixam-se de não terem ajuda semelhante por parte do Governo.
[/h]
naom_560a614c340e6.jpg

Portugal está "praticamente" pronto para acolher 4.500 refugiados, segundo o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e várias instituições sociais e municípios têm-se mobilizado para ajudar. Porém, há também quem se tenha manifestado contra a entrada de refugiados, tendo como mote "Cuidar dos Nossos Primeiro" e dando como exemplo a situação dos sem-abrigo.

A dormir pelas ruas de Lisboa, José Manuel Saraiva, de 53 anos, mostrou-se solidário com o acolhimento aos refugiados, por considerar que é uma situação "muito pior" comparada à condição de sem-abrigo.
"Não me afeta que o Estado ajude. Prefiro que não me ajudem a mim e que os ajudem a eles", afirmou à Lusa este lisboeta, sem-abrigo há cerca de seis anos, acreditando que o apoio aos refugiados "será uma situação pontual".
Para José Manuel Saraiva, o caso dos refugiados é complicado por virem de países em guerra, explicando que "é muito difícil ver imagens de crianças e outras pessoas a morrerem todos os dias".
José Manuel Saraiva tinha uma vida estável pessoal e profissionalmente, mas quando se divorciou viu-se sem rumo, deixou o emprego e foi viver para a rua. Reconhece o erro de ter optado pelo caminho "mais fácil, o andar para a frente talvez é mais difícil".
"A pessoa depois habitua-se também a ficar nesta situação e pouco faz para sair dela", admitiu, criticando o facto de nunca ter recebido qualquer subsídio ou apoio do Estado.
Há mais de uma dácada que Fernando Domingues, de 62 anos, vive na rua, após ter ficado desempregado e nunca mais ter conseguido arranjar emprego, contou. Costuma abrigar-se junto à igreja de Arroios, em Lisboa, onde recebe o apoio das carrinhas das instituições que distribuem alimentação.
Questionado sobre o acolhimento de refugiados em Portugal, Fernando Domingues disse não estar contra, mas lamentou o facto de os sem-abrigo não terem apoios semelhantes.
"Os refugiados são acolhidos, dão-lhes casa. Aos sem-abrigo não dão nada", lamentou, reivindicando que "o que se faz a uns, se faça a outros".
José Rebelo, de 47 anos, e a companheira Arminda Rocha, de 50, pernoitam nas ruas da capital há cerca de três anos, devido à "falta de dinheiro, falta de trabalho e dependência de álcool".
Atualmente, o casal está inserido num programa de combate ao alcoolismo, pois pretende "reiniciar outra vez, de uma forma diferente", disse José Rebelo, acrescentando esperar a atribuição de uma casa social.
José Rebelo deixa ainda um desabafo que não esconde uma mágoa: "é injusto para quem é português" que os refugiados tenham "direito a tudo e mais alguma coisa".
"Não estou contra os refugiados que fogem dos países deles à procura de uma vida melhor", defendeu, considerando, no entanto, que "o Governo português havia de investir mais no apoio à população portuguesa".

nm

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Tanto o governo como todos aqueles que para serem noticia foram buscar refugiados, claro que também não sou contra os refugiados, mas ser solidários com os outros esquecendo os nossos sinceramente não concordo.

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
Têm todo o seu direito a reclamar. Não sou contra os refugiados, pois acho que todo o ser humano deve ter uma vida digna disso mesmo. Mas ver OS MEUS a saírem a procura de melhores condições de vida, para depois ver apoio dado a quem vem de fora? Não concordo!
Ainda por cima, apoio esse que mais tarde ou mais cedo vai sair de quem trabalha e desconta, porque isto está mais que visto, acomodam-se, dão-lhe condições e assim será para sempre.
Não posso aceitar que a um cidadão Português se penhore uma casa por 500€ (muitas vezes porque recebe o ordenado mínimo e o € não estica), e a quem vem de fora é dada uma casa nova!

Isto revolta quem todos os dias tem de trabalhar para sustentar tantos vícios deste nosso país...

Flash14

GF Bronze
Entrou
Set 22, 2014
Gostos Recebidos
0
A ajuda dos refugiados nao e dinheiro do estado , e dinheiro da comunidade europeia ..ou seja dinheiro de reserva que todos os paises da uniao europeia, nao so de portugal . claro que esta investido dinheiro portugues nesse fundo , mas nao so portugues ...
Qdo se fala de em emigrantes , sem abrigos etc , temos que ter em atencao que a comunidade europeia nao tem obrigacao de ajudar portugal nesse aspectos , ainda mais 90% dos sem abrigos nao quer ser ajudado.
isto td e uma hipocria , antes dos refugiados ninguem quis saber dos sem abrigos, emigrantes etc , agora que isto acontece la se lembraram deles ...e a mesma hipocrisia do natal ..
sejamos mais honestos conosco , eu trabalho , preocupo me com o pais , mas nao cheguemos a hipocrisia .. deixem os coitados terem ajuda, e nao julguem sem dar uma chance .claro que se deve olhar para os sem abrigo, sempre.. nao ponham e todos no mesmo saco... nem os usem para estes meios de comparacao .
sou totalmente de acordo com esta ajuda , serao bem vindos da minha parte !!
quero ver se ainda nos vamos lembrar dos sem abrigo daki a uns meses ... qtas pessoas passam na rua e nao olham nem pra eles , uns discriminam , uns desprezam e qdo digo uns e isso meus amigos 90 e tal % de todos nos Portugueses . e a desculpa e sempre a mesma , nao temos pra nos qto mais para os outros

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Gostos Recebidos
69
Têm todo o seu direito a reclamar. Não sou contra os refugiados, pois acho que todo o ser humano deve ter uma vida digna disso mesmo. Mas ver OS MEUS a saírem a procura de melhores condições de vida, para depois ver apoio dado a quem vem de fora? Não concordo!
Ainda por cima, apoio esse que mais tarde ou mais cedo vai sair de quem trabalha e desconta, porque isto está mais que visto, acomodam-se, dão-lhe condições e assim será para sempre.
Não posso aceitar que a um cidadão Português se penhore uma casa por 500€ (muitas vezes porque recebe o ordenado mínimo e o € não estica), e a quem vem de fora é dada uma casa nova!

Isto revolta quem todos os dias tem de trabalhar para sustentar tantos vícios deste nosso país...

:36_2_51::36_2_51::36_2_51:

Totalmente de acordo!
E...
Eu..
Penso.... ( logo existo")
Eu penso que todo o ser (humano) que tem problemas na sua Pátria e " foge em demanda " aos milhares, mas trazendo sempre roupa de marca, telemóvel (ipad) topos de gama, recusando certos tipos de alimentos dados pelas associações de solidariedade, reclamando das condições como são "acomodados" nos centros de acolhimento,
Gerando polémicas e conflitos, e especialmente porque não têm a dignidade de lutarem pela sua pátria , unirem-se para construír um país melhor na sua pátria, mas optam por usar crianças inocentes como escudo e moeda de troca , é um ser que não tem qualquer dignidade e jamais uma comunidade pode esperar contributo desses "seres" e jamais pudermos esperar que se integrem na nossa sociedade e na nossa maneira de viver, porque apenas procuram a maneira fácil e de tudo fazem para parecer os "coitados" a procura de uma vida melhor!
Todos podem ter a certeza que o País de origem deles esta em crise/guerra e poucas ou nenhumas condições tem para a sobrevivência com dignidade de um ser humano!
Mas o Pobre que la vive e o necessitado esse ninguém ouve falar nem ninguém ajuda!
Todos os que vemos chegar ( se olharmos com olhos de ver e não pelos olhos sensacionalistas dos reportes que apenas pensam na notícia e no impacto e visibilidade a nível mundial) são apenas o oportunistas que já vêm bem informados, e com toda a tecnologia de comunicação e sabem bem o que fazer e o que pedir.
O tempo....... esse sim, é que vai mostrar , e validar as opiniões de uma minoria , que não se deixa enganar e vê bem o que se esta a passar...

Quem sou eu para falar assim?
Eu .... ESTIVESTE LÁ, DE ONDE ELES PARTEM E EM ALGUNS LUGARES QUE ELES CHEGAM... EU ASSISTI E VI!

No nosso país tiramos os filhos aos pais .
PORQUE NÃO TÊM CONDIÇÕES PARA OS CRIAR!
mas em que ajudamos? Nada Dividimos a família.
No nosso país colocamos famílias inteiras na rua , e sem nada para comer...
Porque as empresas começara a fazer retenção de custos , e a despedir os empregados com mais idade, porque o país esta em crise.
E nós povo que fazemos? Olhamos para o lado, em nada ajudamos, e não queremos os "pedintes" e "esfomeados" a nossa porta!
No nosso País:
Os nossos jovens acabam ( os que ainda conseguem estudar) os seus cursos , e têm de emigrar para puderem fazer uma vida !
E os que não emigram, aceitam trabalhar em "seja o que for" e para puderem comer......
E nós povo que fazemos?
Nada temos sempre esperança que a desgraça bata apenas na porta ao lado!
Mas.....
Vemos um Povo de "solidários" que afinal parece que nem para o lado olham, porque nada vêm , ou nada querem ver... Ou na minha opinião... apenas querem ser vistos, e não interessa que o vizinho precise , se eu o ajudar, ninguém repara... mas fico conhecido porque , porque ajudei aquele "coitado" que fugiu da sua pátria, levando as crinças para perigos nunca sonhados, apenas vale a pena ajudar aquele que sem pensar na segurança dos seus filhos não olha a meios colocando em perigo , muitos "matando " mesmos os seus ente queridos ( como já aconteceu) não tendo o mínimo de preconceito esperando apenas viver seja a custa de quem for e do que for!
É este ser humano que vale a pena ajudar?

Que acontecerá se todos os que têm dificuldades a encontrar um emprego, a pagar as suas contas, a quem se lhe tira os filhos , a quem no nosso país não consegue uma vida regalada, etc , etc, se começarem todos a atirar ao mar e ir dar a uma praia cheia de jornalistas num bote a remo?
Será que também teremos o direito de nada fazer e tudo ter?

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
4
A ajuda dos refugiados nao e dinheiro do estado , e dinheiro da comunidade europeia ..ou seja dinheiro de reserva que todos os paises da uniao europeia, nao so de portugal . claro que esta investido dinheiro portugues nesse fundo , mas nao so portugues ...

Então agora pensa, é mais fácil ajudar um refugiado de guerra que um sem abrigo do próprio país? Claro que sim, porque por cada um que chega, entra da união europeia X €, dinheiro esse que com tanta volta não acaba todo no destino certo! Este mundo é feito de interesses, e a desgraça de uns é o sustento de outros!
Não é por acaso que à tanto interesse em receber estas pessoas! Se fosse igual ajudar os que vêm ou os que cá estão, ajudavam primeiro os que cá estão. Mas não, a nós classe trabalhadora cortam, cortam, cortam... aos reformados, a mesma coisa (alguns vivem de uma miséria do estado, que nem para medicamentos dá), e a estes dão casas? Alimentação? Para que, ficarmos bonitos na televisão?

Não desprezamos quem vêm e precisa....mas não gozem com quem cá está e lhes dá € todos os meses para os luxos que ele têm..

VERGONHA, é o que é.