• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Será que todos os cães bravos são iguais ? ( parte II )

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
... continuação

Agressão por dominância é coisa séria e deve ser tratada o mais cedo possível. Treinamento de obediência básica costuma prevenir este tipo de problema, já que cachorro e dono estarão se comunicando e reforçando a liderança do dono. Uma vez que o problema já exista, o melhor é procurar ajuda profissional para fazer o seu cachorro desistir da posição de líder e aprender a apreciar a vida mansa de um membro inferior na hierarquia do grupo.

Agressão por Possessividade e Competitividade -> Este é o tipo de agressividade mais comum entre cachorros do mesmo sexo e mesmo tamanho físco, que moram na mesma casa. Também é, normalmente, o tipo que ocorre nos cachorros com relação às crianças da família. Diferente da agressão por dominância, este é tipicamente um assunto entre "irmãos".

Quando Rex tinha dois anos, seus donos resolveram que seria uma boa idéia comprar outro cachorrinho para lhe fazer companhia. Foi então que Roover entrou na vida dele. No início Rex achou que aquela bolinha de pelos não passava de uma peste, mas com o tempo, Rex redescobriu os prazeres das brincadeiras dos filhotes. Todos felizes e vivendo harmoniozamente, até que um dia.....

Quando Rex tinha aproximadamente 4 anos e Roover 2, mal podiam ficar perto um do outro. A cada minuto era uma nova briga e a cada dia mais violenta. Os donos de Rex e Roover não sabiam o que fazer. Rex que sempre fora um cachorro manso estava insuportável, e o pobre Roover, quase sempre levava a pior. Todos corriam para separar a briga e tentar proteger Roover.

-"Dá um brinquedinho para o Roover, coitadinho".
-"Faz um carinho no Roover, o pobrezinho:.
-"Rex é muito feio! Rex mau, mau, mau, mau!!!!"

Mesmo sem saber, os donos de Rex e Roover estavam fazendo tudo errado. Na verdade eles estavam fomentando ainda mais as brigas entre os cachorros. O que ocorre é que Rex sempre fora hierarquicamente superior a Roover e por isso eles não tinham problemas. Quando Roover ingressou na idade adulta, idéias começaram a rondar a sua cabeça e uma vozinha lá do fundo dizia: "Vai, pega o posto do Rex, você pode! Vê, meus donos sempre me dão atenção primeiro, sempre me dão comida primeiro, os brinquedos melhores.... O Rex já era ! Sem dúvida nenhuma meus donos querem que eu ocupe uma posição mais elevada. Agora é só mostrar ao Rex quem é que manda!"

Enquanto isso, do outro lado do jardim, Rex confabulava: "Quem esse fedelho do Roover pensa que é? Só porque ele está meio crescidinho acha que vai me derrubar? Eu sou o mais importante, sempre fui! Afinal, quem é que dorme mais perto dos donos? Quem passa primeiro pela porta quando vamos sair? Quem é o primeiro a ser escovado? EU! EU! EU! Eu mostro a esse pirralho com quantas dentadas se morde uma orelha!"

Já desesperados, Os donos de Rex e Roover resolveram procurar um profissional que explicou o que estava acontecendo e como corrigir o problema. Quando eles entenderam que para acabar com as brigas o melhor seria reforçar a posição mais elevada de Rex, tudo ficou resolvido e a paz voltou a reinar. Às vezes, para acabar com as brigas em definitivo, é preciso "passar" a posição mais elevada entre os cães para o cão mais jovem, pois ele é o que possui o perfil mais dominante.

O mesmo cuidado deve ser tomado em relação a cachorros e crianças, especialmente quando moram na mesma casa. Para os cães as crianças são como irmãos, com quem precisam disputar uma posição. É muito importante que os adultos reforcem a posição das crianças como superiores (crianças são SEMPRE superiores) e nunca deixem sem supervisão crianças abaixo de 6 anos de idade junto de cachorros. Vale lembrar também, que é muito importante as crianças aprenderem desde cedo como tratar um cachorro com gentileza e respeito.

Agressão por Medo -> Ao contrário da agressão por dominância, o cachorro morde e ataca por medo e submissão excessiva. É um tipo de agressão comum em cachorros que foram pouco socializados quando pequenos e que estranham tudo o que é novo. Também acontece com frequenência em cachorros que são maltratados ou que sofreram algum tipo de trauma.

Rex tinha um amigo que morava na mesma rua, o nome dele era Pincel. Embora Rex nunca tenha visto Pincel virando nehuma lata, diziam que ele era um belíssimo vira-lata. Pincel tinha uma vida livre e sempre ficava solto pela rua, passeando, cheirando os postes e visitando os cães da vizinhança. Pincel era muito manso e nunca se meteu em encrencas. Um belo dia, quando Pincel foi correndo ver quem era a nova cachorrinha que passeava do outro lado da rua...PAU, CRASH, BUM, TUMB! Pincel foi atropelado!
Graças ao pronto atendimento dos vizinhos que o levaram correndo para o veterinário, Pincel sobreviveu, mas nunca mais foi o mesmo. Não, ele não ficou com nenhuma sequela física do acidente. Simplesmente Pincel tomou horror de carros e pessoas (afinal aquela gente que o carregou pela rua abaixo causou um bocado de dor). Acabaram-se os dias livres para Pincel. Desde o acidente ele não pode mais sair à rua, pois se alguém chegar perto dele, ou se passar um carro, Pincel fica aterrorizado e morde tudo o que estiver por perto.

Nem sempre as causas são tão trágicas, (Rex já ouviu falar que o vizinho ao lado tem um Yorkshire que não pode ver vassoura que morde todo mundo! E o Cocker do vizinho de cima ?! Quando ouve um trovão se mete debaixo da cama e se alguém tentar tirá-lo de lá...Salve-se quem puder!), mas o motivo da agressão é sempre o mesmo. Estes cachorros estão com medo e estão tentando se defender.

Mais uma vez o melhor é prevenir expondo seu filhote a diferentes ambientes, pessoas, sons, equipamentos, e sempre tornar essas experiências prazeirosas. Quando o cachorro já apresenta sinais de agressividade por medo, o melhor é procurar um profissional para identificar a fonte, ou fontes exatas do medo e estabelecer um cuidadoso programa de dessensibilização, caso contrário o problema pode se tornar ainda pior.

Nunca conforte um cachorro com medo. Além de você estar se arriscando a levar uma mordida, vai estar recompensando o medo e, portanto, incentivando o cachorro a se portar desta maneira.

Agressão por Protecção Territorial ou Maternal -> A agressão territorial é geralmente apreciada pelos donos e muitas vezes estimulada. Embora seja uma ferramenta valiosa para a guarda de nossas residências e propriedades, a agressão territorial pode estar associada com dominância ou medo e pode se tornar um perigo se estiver fora de controle. Pirata, outro amigo de Rex, é um Pastor Belga que pelas próprias características genéticas da raça sempre foi um bom cão de guarda. Ninguém estranho podia passar perto da casa e Pirata logo dava o alarme. Aos poucos Pirata foi ampliando o que ele considerava como "sua" propriedade. Entre outras coisas, a dona dele passou a ser uma preciosidade a ser defendida, principalmente daquele arrogante chamado MARIDO!

continua ...
 
Topo