kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3



A imprensa americana avança que os serviços de informação dos Estados Unidos já confirmaram que o avião que se despenhou no leste da Ucrânia foi abatido por um míssil terra-ar.
De acordo com os sites de várias publicações de referência nos Estados Unidos, resta saber quem disparou o míssil.
Responsáveis norte-americanos confirmaram entretanto à agência AFP que "acreditam fortemente" que o aparelho terá sido abatido por um míssil terra-ar e que estão a analisar os factos para determinar quem o terá lançado: separatistas pró-russos do leste da Ucrânia; soldados russos do outro lado da fronteira; ou forças ucranianas.
O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou entretanto que essa é a hipótese mais provável, ainda que não haja certezas. "Aparentemente foi abatido. Abatido, não um acidente. Explodiu no céu"
Desde que surgiu a informação da queda do aparelho, que viajava de Amesterdão, na Holanda, para Kuala Lumpur, na Malásia, com 295 pessoas a bordo, que havia suspeitas de que este fora abatido. O governo ucraniano e os separatistas pró-russos acusavam-se mutuamente.
"Não excluímos que este avião (malaio) tenha sido abatido e sublinhamos que as forças armadas ucranianas não efetuaram disparos suscetíveis de atingir um alvo aéreo", adiantou um comunicado do Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.
dn