Portal Chamar Táxi

Sete concelhos de Portugal com risco 'muito elevado' de incêndio

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,129
Gostos Recebidos
547
Sete concelhos de Portugal com risco 'muito elevado' de incêndio

ng1204957_435x190.jpg



Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco «muito elevado» de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, informou o Instituto de Meteorologia (IM).

Com risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil (distrito de Coimbra), Covilhã e Oleiros (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

Cinquenta e um concelhos do país, principalmente no interior, apresentam risco elevado de incêndio.

Desde as 00h00 de hoje, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 12 incêndios, um dos quais ainda em curso.

Na quinta-feira, a mesma fonte contabilizou 103 incêndios, que foram combatidos por 827 elementos, apoiados por 237 veículos.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre «reduzido» e «máximo».

O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Protecção Civil acciona hoje o alerta azul de incêndios florestais devido às previsões de tempo seco, com condições favoráveis à propagação de fogos.

Segundo a ANPC, o nível azul, o estado de alerta mais baixo de uma escala de quatro do sistema de operações e socorro, vai ser accionado às 08h00 de hoje e prolonga-se até às 20h00 do dia 20 de Março.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC refere que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, lançamento de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circulem.


Lusa/SOL
 
Topo