• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sexta às 9 RTP

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
se calhar vou dizer alguma asneira, 10000€ para montar um sistema de retransmissão parece um roubo, q achas DX2?
Se bem me lembro quando isso foi noticiado na altura, era um sistema digital da Televés, por isso não acho caro. A JF de Caminha também ameaçou na mesma altura que ia instalar um emissor à sua conta e tinha um orçamento ainda mais alto, cerca de 20000€.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A mim a(s) reportagens não me esclareceram nada
Então é porque já sabias tudo. Mas quem não sabia da questão dos custos da TDT e da imoralidade da aceitação da PT no concurso da TDT, só para citar dois exemplos, ficou a saber.


Se a questão são custos, no caso da RTP, 12 M€ são irrelevantes (cerca de 3% do que gasta por ano)
Só para que fique claro, já que parece haver alguma confusão em relação aos referidos 12M€, este é o valor total pago anualmente à PT pelos operadores para terem os canais na TDT.

Uma coisa que me esqueci de referir acima, relacionada com a maneira como a PT encara a TDT, foi o presidente do CA, salvo o erro, da RTP ter dito que a PT na altura os ameaçou com um "ou pagam ou não emitem".

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Estou um pouco desapontado com as reacções a uma peça jornalística tão importante como foi esta. Esperava chegar aqui de manhã e ter já duas ou três páginas de comentários mas afinal parece que certas pessoas só participam em tópicos sobre a TDT quando é para dizer mal.
Também estou a estranhar a ausência de alguns comentadores habituais destes assuntos, aqueles que costumam primar pela coerência e pertinência das sua intervenções.

DX2
 

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Eu sei que os 12 milhões são pagos pelos 3 (não me parece que a ARTV pague!)
A diferença é que os privados pagam do bolso deles (acho eu mas em Portugal nunca se sabe) e a RTP tem financiamento público directo e indirecto
Não me incomoda que culpem a PT, Anacom, Erc e todos os outros mas não podemos esquecer os que foram buscar dinheiro ao bolso dos idosos e menos informados através de troca de antenas sem necessidade e outros acessórios
Não há muito a fazer, somos um povo oportunista ...
E existem também muitas queixas que se resolveram com a ida de um técnico a sério porque o faça você mesmo nem sempre resulta
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
E existem também muitas queixas que se resolveram com a ida de um técnico a sério porque o faça você mesmo nem sempre resulta
Nisso não podia estar mais de acordo contigo!

Não querendo tirar o benefício da dúvida aos instaladores que apareceram na peça, também há muitas situações em que, mesmo com aparelhos de medida, os técnicos não fazem tudo para tentar pôr a TDT a funcionar, conformando-se com a leitura feita num único sítio e com a antena numa altura fixa. Há muita coisa que pode ser explorada antes de se chegar à conclusão que não dá mesmo, só que não se pode exigir a todos os instaladores que tenham a mesma capacidade de encontrar uma solução quando se deparam com uma situação de sinal fraco.
Uma coisa que me causou algum espanto na peça foi um dos técnicos estar a medir o sinal no ponto mais baixo do telhado, com a antena à mão e dizer que o sinal não passava dos "30" e tinha que ter pelo menos "50". Não tem nada que ter "50". O mínimo para se conseguir amplificar o sinal em condições e obter bons resultados é "30". Talvez se ele estivesse a medir o sinal no ponto mais alto do telhado os valores fossem diferentes. A ideia com que fiquei é que por vezes desiste-se à primeira má medição.

DX2
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Eles ja nao iam para novos e andarem sempre a subir a telhados ja lhes deve custar e nesse caso, tb reparei nisso, ele entendeu ficar por aquele telhado ao em vez de ir mais para cima.

Uma coisa é certa, desde que o TDT começou a emitir em outros canais os problemas por aqui praticamente acabaram, até o 56 passou a funcionar bem melhor. Tenho igualmente casos praticos q uma simples troca de box ou até mm update ao firwmare do aparelho as falhas acabaram.
Quem tem os TDTs da PT terão q ser actualizados pois a grande maioria nao vai fazer uma busca manual ou n sabem como fazer, pois os aparelhos deles estão logo "bloqueados" apenas ao canal 56
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não é só o software dos receptores da TDT que tem que ser actualizado de vez em quando. Tive recentemente vários casos de LCD's da Samsung e da Philips que começaram a "portar-se mal", sem que nada de anormal houvesse com o sinal. Fui à procura de actualizações para eles e, pasme-se, as da Philips até diziam especificamente que se destinavam a corrigir o mau funcionamento da TV na TDT portuguesa!
Num dos casos, um LCD LED Philips com apenas 3 meses de fabrico, até aconteceu ter descoberto por acaso, após o contacto com a assistência técnica, que a actualização disponibilizada por eles tinha um bug: o autorun não era reconhecido pela TV e não fazia a actualização automática. Mandaram-me uma pen da Philips da Holanda com outra versão da actualização mas tinha o mesmo problema. Após novo contacto com a assistência lá corrigiram o software e no dia seguinte já estava disponível uma actualização que corrigiu os problemas todos do LCD.
Isto para dizer que por vezes temos de estar alerta para outras coisas que possam estar na origem de falhas ou comportamentos estranhos dos equipamentos e não pensar logo que o problema é da emissão ou da recepção.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eles ja nao iam para novos e andarem sempre a subir a telhados ja lhes deve custar e nesse caso, tb reparei nisso, ele entendeu ficar por aquele telhado ao em vez de ir mais para cima.
Pois, só que esse "mais para cima" podia fazer toda a diferença.

Uma coisa é certa, desde que o TDT começou a emitir em outros canais os problemas por aqui praticamente acabaram, até o 56 passou a funcionar bem melhor.
É verdade. Eles retiraram potência aos emissores, porque em muitos casos já não era preciso cobrir certas zonas, e isso veio equilibrar mais a rede.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Se bem me lembro quando isso foi noticiado na altura, era um sistema digital da Televés, por isso não acho caro. A JF de Caminha também ameaçou na mesma altura que ia instalar um emissor à sua conta e tinha um orçamento ainda mais alto, cerca de 20000€.

DX2

Sim, não é nada "por aí além"... para além do equipamento, possivelmente até foi preciso "untar" as mãos a um conhecido da EDP, pois não sei que tipo de contrato de fornecimento eléctrico foi feito para aquele local e em nome de quem, e a "barraquita" se calhar foi edificada de propósito.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim, não é nada "por aí além"... para além do equipamento, possivelmente até foi preciso "untar" as mãos a um conhecido da EDP, pois não sei que tipo de contrato de fornecimento eléctrico foi feito para aquele local e em nome de quem, e a "barraquita" se calhar foi edificada de propósito.
O equipamento de que estávamos a falar não se refere à tal "barraquita" do tal emissor "pirata" que eles foram visitar. É dum emissor comprado e instalado pela autarquia de Rio de Onor. O da tal "barraquita", a fazer fé naquilo que vi, nem aos 1000€ deve ter chegado. :Espi06:

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O equipamento de que estávamos a falar não se refere à tal "barraquita" do tal emissor "pirata" que eles foram visitar. É dum emissor comprado e instalado pela autarquia de Rio de Onor. O da tal "barraquita", a fazer fé naquilo que vi, nem aos 1000€ deve ter chegado. :Espi06:

DX2

Pois, eu queria era mesmo me referir ao de € 10000... o que é citado em # 36... não é nada caro.
 

lucato

GF Bronze
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
Se ANACOM e a PT tivessem disponibilizado uma lista de instaladores certificados, onde eram obrigados a trazer aparelhos de medição a serio. Tanto na França com Espanha essa lista existe.
Depois, não garantido que uma antena por estar mais alta irá ter mais sinal. O ideal, sem amplificação, é ter um sinal acima 60 dbuv e mer volta dos 30db.
O canal ARTV paga pt 400 mil euros.


Se era para vires aqui gastar o teclado para dar uma resposta que nada tem a ver com o comentário que citaste, mais valia estares quieto.

DX2

Os forum são para debater as várias vertentes de um assunto...
O não gostar de uma resposta não dá direito de o mandar calar...
Eu aprendo como os outros mesmo quando ajudo
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
deu na reportagemm

"Quase 2000 euros "
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os forum são para debater as várias vertentes de um assunto...
O não gostar de uma resposta não dá direito de o mandar calar...
Mas é que nem é uma questão de gostar ou não gostar! A tua resposta simplesmente nada teve a ver com a citação do meu comentário. Citaste alhos e respondeste bugalhos. Quando se cita alguma coisa de alguém num fórum é porque se quer responder ao que se citou, coisa que não fizeste. Acho que isso ficou bem claro na resposta que dei e que voltaste a citar agora. Ou será que ainda não percebeste?

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Se ANACOM e a PT tivessem disponibilizado uma lista de instaladores certificados, onde eram obrigados a trazer aparelhos de medição a serio. Tanto na França com Espanha essa lista existe.
Depois, não garantido que uma antena por estar mais alta irá ter mais sinal. O ideal, sem amplificação, é ter um sinal acima 60 dbuv e mer volta dos 30db.
O canal ARTV paga pt 400 mil euros.




Os forum são para debater as várias vertentes de um assunto...
O não gostar de uma resposta não dá direito de o mandar calar...
Eu aprendo como os outros mesmo quando ajudo

Amigo, eu conheço um instalador certificado aconselhado pela pt, no entanto em tdt não conheçe todos os problemas de propagação de sinal, coloca antenas de 3 eixos que para receber sinais de traz, lado, por cima é uma grande porcaria
O aparelho é imprescindível mas os conhecimentos ainda são mais importantes
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se ANACOM e a PT tivessem disponibilizado uma lista de instaladores certificados, onde eram obrigados a trazer aparelhos de medição a serio.
Ah, os famosos instaladores certificados... Certificados para impingir contratos do Meo às pessoas, isso sim!
Sabias que eu, como instalador profissional, tinha o direito de me inscrever no site da TDT para aparecer nessa lista? Sabes o que é que aconteceu? Passado algum tempo de me inscrever, recebi um telefonema de alguém da PT relacionado com a TDT a marcar uma visita às minhas instalações, pensando eu que seria para verificarem se tinha ou não condições para obter o pomposo título de Instalador Certificado (como se eles tivessem autoridade técnica para certificarem algum instalador de antenas). No dia marcado aparecem-me dois brasileiros com umas pastinhas na mão, todos muito cordiais e tal, estiveram a ver tudo e no fim perguntaram-me "Então onde é que é a sua loja?", ao que eu respondi "Que loja?", ao que eles retorquiram "A sua loja Meo!". Nesse momento percebi tudo e respondi "Eu sou instalador profissional, não sou vendedor de serviços de televisão paga". Aí a cordialidade inicial desapareceu e deu lugar a uma atitude de desprezo do tipo "mas quem é que este gajo pensa que é para se inscrever como técnico certificado?". Rapidamente despacharam a coisa e até hoje o meu nome nunca apareceu nessa tal lista. O único Instalador Certificado aqui na minha zona, segundo essa lista, é um agente Meo satélite que tenho quase a certeza que nunca fez uma única instalação de TDT. Soube que eles foram chamados a alguns sítios para verificar a cobertura da TDT mas como tentaram impingir o Meo às pessoas, elas decidiram procurar-me para fazer o serviço.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
O canal ARTV paga pt 400 mil euros.

Eh pah tirem o canal do TDT para dar espaço a outro e q esse valor seja aplicado na saúde, educação, cultura ou outra situação com utilidade prática para os portugueses.

Mas q raio, a PT ganha um concurso (é oferecido) e o estado ainda tem q pagar para lá ter o ARTV. Os nossos políticos será q n são capazes de fazer um único contrato em q o Estado nunca saia prejudicado!!? Qd metem sempre interesses pessoais à frente de um povo é o q dá

Sent from my X10i using Tapatalk 2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Toda a gente fala, fala e volta a falar, mas a verdade é só uma : para quem estava servido com o analógico, este sistema só veio custar dinheiro às pessoas, além de não trazer nada de novo em relação a mais canais etc.
Se vierem falar em necessidade de libertar espectros para que as telecomunicações possam avançar com o 4G e o que já se fala por aí, já poderemos pensar em outras coisas mas, chamar de burros aos Portugueses como fez o "Sr" da ANACON e outros, mais devagar. Os instaladores de sistemas (antenas etc,) esfregaram as mãos de contentes, trabalho não faltou mas para quê? se as pessoas estavam servidas???
Quantos milhões de euros recebeu o Estado com a libertação do espectro para que o 4G fosse possível???
Isso não beneficiou as empresas, como a PT-Juiz em causa própria??? O "Povo" só perdeu(gastos e muito aproveitamento de xicos espertos, e não, não generalizo ). Eu via a TV, sem antena. Hoje tenho amplificador, alimentador e, mesmo assim tenho problemas sérios quando chove, quando há vento, quando há calor intenso. Só me saiu do bolso e, para quê???
Segundo percebi a Meo tinha menos de 2% de quota de mercado no início do contrato para a TDT. Alguém sabe quanto tinha no fim???
A cara do Vice presidente da Anacom ontem dizia tudo, estão a ser apertados e, como dizia alguém o lobbie da PT( e o BES) estão a "perder o pé", o tacho está-se a acabar e , é preciso fazer alguma coisa.
Dizer que o País está coberto com dois sistemas é verdade mas, quanto custa isso às pessoas??? Quanto custa uma parabólica e o resto do sistema??? é pago pelo erário público? para quem estava servido, bem ou mal, isto éuma grande bacorada para ser simpático.
Feraida
 

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
[video=youtube;BntwFMzOZOs]https://www.youtube.com/watch?v=BntwFMzOZOs[/video]
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Mas q raio, a PT ganha um concurso (é oferecido) e o estado ainda tem q pagar para lá ter o ARTV. Os nossos políticos será q n são capazes de fazer um único contrato em q o Estado nunca saia prejudicado!!? Qd metem sempre interesses pessoais à frente de um povo é o q dá

Sent from my X10i using Tapatalk 2

Ui não digas essas "coisas"!

Sou funcionário publico, onde trabalho os interesses pessoais de alguns já deram prejuízos mais que suficientes para pagarem um ano de renda à PT por parte dos três operadores de tv....
 
Topo